Água parada, incidência de luz solar e matéria orgânica em excesso formam um ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos perigosos para a saúde dos bovinos. É um ambiente deste modo que os animais encontram na maioria dos bebedouros nas fazendas de gado de corte. A falha neste manejo pode fazer despencar a produtividade e, em alguns casos, até causar a morte dos animais.
Para trazer boas dicas aos pecuaristas sobre a limpeza das suas fontes de água, o Giro do Boi convidou para entrevista o médico veterinário e professor de produção animal da Unifacs, de Salvador-BA, Guilherme Vieira. “Falta realmente conhecimento sobre a importância da água a ser administrada aos animais. Fato que é diferente da produção de aves e suínos que o pessoal tem cuidado muito grande com a higiene e lavagem dos bebedouros”, comparou.
Vieira explicou o passo a passo para a limpeza correta dos bebedouros, listados abaixo:
1 – Esgotar todo o conteúdo do bebedouro;
2 – Fazer a limpeza seca, varrendo todos os resíduos;
3 – Limpeza úmida com o detergente apropriado;
4 – Enxague;
5 -Desinfecção, ou a aplicação do sanificante ou desinfetante, deixando agir pelo tempo recomendado;
6 – Reabastecimento do bebedouro com o flutuador com pastilhas de cloro.
Pelo link abaixo, o veterinário dá mais detalhes da limpeza, incluindo materiais e ferramentas que devem estar à disposição e ainda a frequência do manejo.
+ Clique e leia a cartilha completa Programa Higiene de Bebedouros – Esquema de limpeza
Vieira alertou que os bebedouros de confinamentos semi-confinamentos exigem ainda mais atenção por conta de a matéria orgânica que leva resíduos à água ser mais rica do que apenas o pasto. Para tanto, ele e seu grupo de pesquisa estão em vias de divulgar o protocolo ideal de limpezas de bebedouros na terminação intensiva.
O veterinário é responsável ainda pelo site Bebedouro Limpo, que reúne um conjunto de soluções do Programa de Higiene de Bebedouros, desenvolvido pela consultoria Farmácia na Fazenda.
Veja a entrevista completa com Guilherme Vieira no vídeo abaixo: