No Giro pelo Brasil desta segunda, dia 08, o médico veterinário Júlio César Spegiorin, profissional com 34 anos de formação e há 32 atuante como coordenador da Boehringer Saúde Animal para a Região Oeste do estado de São Paulo, falou sobre o trabalho da companhia no combate à BVD, a diarreia viral bovina.
+ Nova vacina combate doença invisível que “come” a margem do pecuarista
De acordo com Spegiorin, a BVD tira o sono – e a produtividade – do pecuarista brasileiro, embora nem sempre se saiba que é ela a causadora de diversos problemas, entre eles reprodutivos.
Na estação de monta, a doença pode ter impacto ainda maior, pois a imunodepressão causada pela BVD pode levar à morte embrionária e ao aborto, alertou o veterinário.
“É uma doença muito importante e causa muitos prejuízos, principalmente na reprodução. […] Nós estamos no momento da estação de monta, da reprodução da pecuária brasileira e o principal estrago que a BVD faz é sobre esta reprodução, aumentando as mortes embrionárias, os abortos”, especificou.
Para combater a doença, a Boehringer lançou em 2017 uma vacina a partir de amostras do vírus vivo, que faz a prevenção à BVD com a aplicação em dose única, protegendo os animais por ao menos 12 meses.
Veja mais detalhes no quadro Giro pelo Brasil: