No Giro pelo Brasil desta terça, 24, o engenheiro agrônomo Gustavo Cavalcante Santos, representante técnico da Corteva Agriscience, a divisão agrícola Dow Dupont, deu destaque a uma nova alternativa para o produtor nordestino. Trata-se de uma variedade híbrida de braquiária que favorece o consórcio com milho para os produtores da região Nordeste.
“A gente tem produzido bastante. Ele tem consumo mais alto (pelo gado) do que outras braquiárias e isso reflete em ganho de peso”, notou o agrônomo. Os meses de abril e maio compõem a época ideal para o plantio do híbrido. “Aqui no Nordeste o inverno acontece muito concentrado. Então o ideal é que entre abril e maio o produtor inicie o plantio de milho já em consórcio com o capim. Quando ele for colher este milho, entre agosto e setembro, a braquiária já está muito bem plantada para ele entrar com esse gado”, detalhou.
+ Vedação de pasto e consórcio com milho são opções para a entressafra no Nordeste
Outra alternativa que o pecuarista nordestino tem é usar a produção de capim para ensilar. Segundo o agrônomo, é possível colher até 50 toneladas de matéria verde por hectare para armazenar e alimentar o gado posteriormente.
Veja mais detalhes e fotos pelo vídeo abaixo: