Regulamentação reforçará bem estar no transporte de bovinos em 2019

Entenda a nova regulamentação e quais foram os últimos avanços da indústria de proteína animal no tema bem estar e boas práticas de produção

A partir de 2019, uma nova resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, irá regulamentar o transporte de cargas vivas, ajustando assim as normas de bem estar animal para diversas categorias, entre elas suínos, aves e bovinos. Para falar sobre o tema, o Giro do Boi recebeu nesta segunda, 23, o médico veterinário e coordenador de bem estar animal da JBS, Éverton Andrade.

“Haverá uma nova regulamentação nacional. São novas exigências do Contran, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para ter novos padrões mínimos que os caminhões de transporte de cargas vivas, tanto bovinos
como suínos e aves, têm que ter no Brasil”, explicou.

+ Veja aqui a Resolução nº 675, de 21 de junho de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que “dispõe sobre o transporte de animais de produção ou interesse econômico, esporte, lazer e exposição”.

Mas, segundo Andrade, já há uma evolução significativa em relação a boas práticas no setor. “A gente fala que a evolução foi muito grande nas áreas de curral, de abate dentro do frigorífico e de transporte também, cada vez mais evoluindo. Agora precisamos evoluir na ponta, no manejo fazendo. Existem pecuaristas fazendo muito bons trabalhos e a gente acompanha isto na sala de abate com carcaças limpas, sem contusões, mas é preciso melhorar o indicador e temos oportunidades dentro fazenda de melhorar estrutura, o curral e o manejo do próprio peão e do capataz”, completou.

O assunto foi foco do encontro “Bem Estar Animal: Ética e Compromisso”, que ocorreu na matriz da indústria em São Paulo-SP no dia 04 de outubro. Na ocasião, os palestrantes Celso Lemme, doutor em administração e professor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o zootecnista José Rodolfo, gerente de agropecuária sustentável na World Animal Protection para a América Latina, falaram sobre a percepção de valores de bem estar animal por parte dos consumidores e a reputação das empresas do setor.

“Foi uma campanha para comemorar o Dia Mundial do Animal, em 4 de outubro, porque temos principal papel dentro desta cadeia para transmitir informação sobre o quanto a empresa trabalha forte neste tema e passar um pouco também ao pecuarista o quanto ele é importante nesta cadeia”, resumiu Andrade.

MANUAIS DE BOAS PRÁTICAS DE MANEJO

Éverton Andrade reforço ainda a oportunidade que o pecuarista de todo o Brasil tem de adquirir a edição impressa da série de seis Manuais de Boas Práticas de Manejo, elaborados pelo Grupo Etco, coordenador pelo professor Mateus Paranhos. “Esses manuais são fantásticos. Qualquer pessoa consegue baixar pelo site ou, se conseguir, passar no unidade frigorífica mais próxima porque ainda tem kits disponíveis. Vale a pena fazer a leitura”, recomendou.

Boas práticas de manejo: preencha o formulário e leve um kit para sua fazenda

Veja no player abaixo a entrevista de Éverton Andrade na íntegra: