CRUZAMENTO INDUSTRIAL

Tricross: qual raça vai bem no cruzamento com vacas meio-sangue Angus e Braford?

Confira os esclarecimentos do zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos

Tricross: qual raça vai bem no cruzamento com vacas meio-sangue Angus e Braford?
Fêmeas jovens prontas para a estação de monta.

Alexandre Zadra, zootecnista notável e autoridade em cruzamento industrial de bovinos, responde à indagação de Thiago Luiz, pecuarista de Carazinho, que aspira a enriquecer geneticamente seu rebanho já composto por fêmeas meio-sangue Angus e Braford. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações detalhadas.

A busca está focada em uma terceira raça para criar um cruzamento terminal potente para um tricross de ponta. Zadra enfatiza que a chave do cruzamento eficiente compreende gerar heterose, promover adaptabilidade e complementaridade entre as raças.

No contexto descrito por Thiago, suas fêmeas meio-sangue já possuem um pequeno percentual zebuíno, benéfico para as variações climáticas da região.

Cruzamento terminal versus rotacionado

Para as fêmeas resultantes do cruzamento entre Angus e Braford, Zadra sugere a utilização de raças como Brangus ou Bonsmara caso o objetivo seja manter um sistema rotacionado, mantendo assim um grau sanguíneo balanceado entre raças europeias e zebuínas.

Por outro lado, se o foco for um cruzamento mais terminal, o indicado seriam raças como Canchim ou Santa Gertrudis, que têm um grande porte e complementam bem as características das fêmeas meio-sangue.

Sugestões para cruzamento rotacionado

Através do retorno periódico ao Angus, após o uso do Brangus ou Bonsmara, o produtor poderá manter um ciclo cruzamento que tire máximo proveito da heterose e adaptabilidade.

Neste programa de cruzamento industrial, é vital selecionar raças que possam ser criadas eficientemente no ambiente gaúcho. 

Tanto o Brangus quanto o Bonsmara se destacam por seu vigor, fertilidade e capacidade de adaptação, fazendo deles opções ideais para inserir no ciclo reprodutivo da fazenda de Thiago.

Cruzamento terminal para máximo potencial

Por sua vez, Canchim e Santa Gertrudis como opções de cruzamento terminal representam a possibilidade de produzir animais com peso e porte excepcionais, liderando a genética a patamares de excelência em termos de produção de carne.

Com estas recomendações de Zadra, Thiago Luiz está munido de informação para tomar suas decisões sobre cruzamento tricross, almejando a máxima eficiência e rentabilidade no campo da pecuária.

Sair da versão mobile