Será que bom o cruzamento de touro Simbrasil com vacas meio-sangue Senepol e Nelore? E com vacas de cruzamento Angus e Nelore?
As perguntas vieram do médico veterinário e pecuarista Isaías Chiaca, da capital federal, Brasília.
As dúvidas foram esclarecidas no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 17.
Quem respondeu foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos e autor do blog “Crossbreeding”.
Opção de cruzamento Simbrasil com vacas Senepol e Nelore
A matriz meio-sangue Senepol e Nelore são animais muito adaptados ao calor. Quando cruzada com raças bimestiças como o Simbrasil vão resultar numa boa produção de animais, de acordo com Zadra.
“O cruzamento é de biotipos que trazem uma complementaridade. Desse cruzamento devem nascer bezerros pesados e boas fêmeas com 56% de sangue taurino e com boa precocidade sexual”, diz o especialista.
Opção de cruzamento Simbrasil com vacas Angus e Nelore
Já nessa opção a grande recomendação é o nascimento de bezerros e bezerras com maior peso à genética de gado europeu, mais adaptado ao frio.
“Essa produção requer mais cuidado, pois são animais mais delicados. Então cuide dos bezerros com suplementação, piquetes menores e com bom sombreamento”, diz Zadra.
Outra recomendação é de não usar as fêmeas como matrizes, pois elas não vão tolerar altas temperaturas. No entanto, os machos dão bois bem pesados.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.