A produção de bovinos de corte de carne premium ganha maior tração no Nordeste. Saiba as indicações de raças de touros que são boas opções para protocolos de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) em matrizes Nelore. Assista ao vídeo abaixo e confira em detalhes quais seriam as melhores opções de touros.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista João Pedro Menezes, do município de Várzea Alegre (CE). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 10.
Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que tem gado Nelore e quer saber quais raças seriam boas opções para fazer IATF nas matrizes da fazenda.
Ele cita que tem facilidade para encontrar na sua região sêmen das raças Santa Gertrudis e Angus. Quem deu os esclarecimentos sobre qual raça utilizar foi o zootecnista Alexandre Zadra.
Zadra é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Opção é por reprodutores de raças taurinas britânicas
A indicação do especialista, como primeira opção, é de touros de raças taurinas britânicas com a Angus. A raça garante uma produção de animais mais precoces.
Outras opções também podem ser sêmen de touros Hereford, Devon e Shorthorn.
Se a intenção é maior rendimento de carcaça, as opções são de reprodutores Charolês e Black Simental.
O especialista lembra que a diferença entre indivíduos é sempre maior do que a diferença entre raças.
Portanto, é importante selecionar sêmen de reprodutores com características ideais para os objetivos de cada fazenda.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.