1ª EM CRUZAMENTO INDUSTRIAL

Maragogipe celebra 50 anos de pioneirismo em ILP e genética Angus em MS

O pecuarista Wilson Brochmann reuniu cerca de 600 produtores rurais na fazenda para comemorar e divulgar seu trabalho num Dia de Campo. Confira

A fazenda Maragogipe esteve em festa. A propriedade do pecuarista Wilson Brochmann completou 50 anos como uma das referências em integração lavoura-pecuária (ILP) e um trabalho de ponta na genética Angus. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Para celebrar o meio século de história da Maragogipe, Brochmann fez um Dia de Campo que reuniu cerca de 600 pessoas entre produtores rurais, personalidades políticas do agro e profissionais agropecuários.

“A ideia deste Dia de Campo foi para mostrar o trabalho de muitos anos com muita consistência e que tem um potencial muito grande aí de melhoramento genético em diversos plantéis do País. Realmente fomos os pioneiros aqui em Mato Grosso do Sul no cruzamento industrial”, diz Brochmann.

A fazenda está localizada no município de Itaquiraí (MS). A reportagem do Giro do Boi esteve neste Dia de Campo para mostrar os destaques do que estava sendo apresentado.

Pioneirismo na técnica de inseminação artificial em bovinos de corte

Manejo de gado em piquetes na fazenda. Foto: Reprodução
Manejo de gado em piquetes na fazenda. Foto: Reprodução

Foi em 1979 que nasceu o primeiro bovino de cruzamento industrial entre o Nelore e o Angus. Era o primeiro feito deste tipo em Mato Grosso do Sul através da técnica de inseminação artificial.

De lá para cá, a propriedade foi se aperfeiçoando na técnica, além de conquistar cada vez mais êxito na constituição genética Angus e Nelore.

“Hoje nós temos 92% das nossas matrizes são precoces ou super precoces e bem longevas. Há animais com quase 20 anos de idade parindo, todos os anos, bezerros ainda com índices importantes”, diz Brochmann.

Atualmente, com 61 touros em centrais, foram mais de 163 mil doses de sêmen comercializadas em 2022, de uma marca que, sozinha, responde por quase 10% de toda genética bovina CEIP que circula no País.

Trabalho com a integração lavoura-pecuária na Maragogipe

Detalhe de área de cultivo de milho. Foto: Reprodução

A integração lavoura-pecuária foi introduzida há cerca de 15 anos na propriedade rural. A técnica proporcionou um melhor aproveitamento da área, com a soja, o milho e o pasto de cada vez mais qualidade.

A propriedade também introduziu o sistema de confinamento para acelerar a produção da pecuária num trabalho focado na qualidade de carne bovina.

“Trocávamos ideias depois sobre o confinamento, depois sobre a melhoria do pasto e depois, a agricultura. De fato, ele é um pioneiro aqui na região”, diz a pecuarista e senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Confira no vídeo acima os detalhes sobre essa festa que celebrou uma das maiores referências em produtividade de gado de corte no País.

Sair da versão mobile