Será que a cruza de novilhas ¾ Senepol com touro Brangus se adapta bem ao calor? A dúvida foi esclarecida no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 2. A questão veio do pecuarista Augusto Marchito. Ele tem uma fazenda no norte do Estado do Rio de Janeiro.
O criador quer fazer esse cruzamento para agregar mais valor a suas desmamas, porém, está com dúvidas sobre a adaptação desses animais em sua região. Segundo Marchito, faz muito calor no verão onde ele mora.
Para o zootecnista Alexandre Zadra, sim, os filhos desse cruzamento serão bem adaptados ao calor da região. Zadra é especialista em raças, genética e cruzamento industrial. Ele é o autor do blog “Crossbreeding”.
“Considere que as filhas e os filhos terão apenas 31% de sangue angus, já que o pai brangus tem 62% de sangue angus. Ele transmite a metade para seus filhos. Isso significa 31%. Então o restante é genética de gado tropical”, diz Zadra.
A única recomendação do especialista é sobre o cuidado com os cascos das novilhas ¾ Senepol. Áreas com muita umidade fazem amolecer os cascos desses animais. A indicação é que essas fêmeas fiquem preferencialmente em áreas mais secas e altas na propriedade.
Confira a resposta da completa pelo vídeo abaixo:
Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda. Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.