1

Graus de eficiência e de utilização da fazenda: o que são?

Confira os esclarecimentos do advogado Pedro Puttini Mendes, especialista em legislação rural e ambiental. Assista ao vídeo

A função social de uma propriedade rural também tem a ver com duas características que são os graus de eficiência e de utilização da fazenda. Assista ao vídeo abaixo e saiba exatamente o que elas significam.

Quem deu a explicação foi o advogado Pedro Puttini Mendes, especialista em legislação rural e ambiental. O tema foi tratado no quadro Direito Agrário desta quarta-feira, 17. 

O especialista abordou os desdobramentos que estão dentro da função social da propriedade.

“Estas explicações estão na Lei e o dono de terra precisa saber se elas estão em sintonia com o seu negócio para que todos tenham segurança jurídica”, diz Mendes.

Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)

Vista aérea de propriedade rural. Foto: Reprodução
Vista aérea de propriedade rural. Foto: Reprodução

O especialista introduz o assunto com o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Trata-se do documento expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O CCIR comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. Ele contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural.

Para emitir o CCIR é necessário que o imóvel rural já esteja regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

Índices de produtividade de um estabelecimento rural

Trator fazendo a compactação de silagem de triticale em propriedade rural no Rio Grande do Sul. Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa Trigo

Os índices de produtividade se referem ao Grau de Eficiência da Exploração (GEE) e ao Grau de Utilização da Terra (GUT).

Eles devem, simultaneamente, ser igual ou superior a 100% no caso do GEE e a 80% no caso do GUT, para que o imóvel rural cumpra sua função social.

  • Grau de Utilização da Terra (GUT): refere-se à utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e à conservação do meio ambiente.
  • Grau de Eficiência na Exploração (GEE): refere-se às produtividades agrícolas, silvícolas e pecuárias mínimas por hectare, conforme as referências apresentadas na Instrução Normativa nº 11, de 4 de abril de 2003, do Incra.
Sair da versão mobile