A PROTAGONISTA

Cadastro Ambiental Rural: entenda como São Paulo concluiu 92% da meta

No quadro semanal “A Protagonista”, a jornalista Jaqueline Silva dá voz às mulheres do agro na entrevista com Cristina Murgel na conclusão do CAR paulista

Cadastro Ambiental Rural: entenda como São Paulo concluiu 92% da meta
Cadastro Ambiental Rural: entenda como São Paulo concluiu 92% da meta

No episódio desta terça-feira, 11 de junho, “A Protagonista”, o quadro semanal que destaca as mulheres do agro, a jornalista Jaqueline Silva conversou com Cristina Murgel, coordenadora de assuntos estratégicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo.

Elas discutiram sobre como São Paulo conseguiu concluir 92% dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), um feito significativo que envolveu quase 400 mil fazendeiros cumprindo suas obrigações ambientais.

Cristina Murgel, natural de São Paulo, é uma figura emblemática no setor agropecuário do Estado. Graduada em biologia pela USP, Cristina atuou como analista na CETESB. Entre 2003 e 2020, foi especialista em meio ambiente na FIESP, antes de assumir seu cargo atual em 2021, focando na implementação do Agro Legal e na regularização ambiental.

Com uma abordagem estratégica, Cristina liderou ações que integraram desenvolvimento rural e preservação ambiental em São Paulo.

A importância do Código Florestal e a estratégia paulista

Cristina explicou que a implementação do Código Florestal Brasileiro, de 2012, só começou efetivamente em 2019 devido a um longo período de judicialização.

O Estado de São Paulo tratou a implementação do Código como uma questão estratégica, não apenas governamental, mas de estado, essencial para a conservação florestal e competitividade do agro.

De acordo com Cristina, a visão estratégica e o apoio contínuo permitiram a alavancagem de todos os instrumentos do código. São Paulo reconheceu a importância do Código Florestal para a sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário, colocando-o como prioridade desde 2019.

Investimentos e capacitação para atingir a meta

Para alcançar os resultados significativos, o Estado de São Paulo realizou grandes investimentos em sistemas e capacitação de seus servidores.

Contando com 40 regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral espalhadas pelo estado, capacitaram 400 servidores com novos sistemas.

Além disso, criaram o Fale CAR, um canal eletrônico de atendimento exclusivo para tirar dúvidas sobre o Código Florestal e esclarecimentos sobre o CAR.

O Estado também estabeleceu parcerias estratégicas com várias instituições, como o Ministério Público do Estado e entidades de classe, para garantir uma implementação integrada e eficiente das políticas ambientais.

A relevância das parcerias e cooperação interinstitucional

Vista aérea de propriedade rural. Foto: Reprodução

Cristina destacou a importância das parcerias firmadas, como o recente acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que visa capacitar profissionais para prestar serviços ao produtor rural.

Essas parcerias foram fundamentais para caminhar de forma integrada e implementar efetivamente as políticas ambientais no estado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Com um esforço conjunto e uma visão estratégica, São Paulo conseguiu se destacar na implementação do Cadastro Ambiental Rural, atingindo 92% dos cadastros concluídos.

A entrevista com Cristina Murgel mostrou como o estado mobilizou recursos, capacitou profissionais e estabeleceu parcerias para alcançar esse feito notável.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile