Delegacia especializada vai lançar cartilha com dicas de segurança no campo

Delegado titular da Deleagro, de MS, explicou que o objetivo é trazer o produtor para o Século XXI também no que diz respeito à segurança dentro de sua porteira

Em entrevista exibida no Giro do Boi desta sexta, dia 12, o delegado Mateus Zampieri, titular da Deleagro, Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato de Mato Grosso do Sul, revelou que a unidade especializada vai lançar uma cartilha com dicas de segurança no campo.

Antecipadamente, Zampieri disse que o material será disponibilizado em breve para os produtores rurais de forma impressa e digital.

CONTEÚDO

Em seguida, o delegado resumiu o conteúdo que estará na cartilha sobre segurança no campo. “Nós vamos procurar trazer de forma bem objetiva, bem simplificada, numa linguagem muito acessível, algumas dicas de segurança para os produtores rurais”, projetou.

Em outras palavras, Zampieri explicou que a cartilha tratará da “segurança relacionada à sede, segurança nos negócios, algumas dicas do que fazer ou não fazer durante os negócios, segurança do maquinário, de insumo, do rebanho. […] Enfim, um material bem bacana que a gente está desenvolvendo”, aprovou.

Saiba o que o pecuarista pode fazer para prevenir e se defender do furto de gado

TEMPOS MODERNOS

Segundo sustentou o titular da Deleagro, a ideia é trazer o produtor para a década de 2020 também no que diz respeito à segurança no campo. “A gente tem que trazer o produtor rural, trazer o homem do campo para a década de 2020 na área especificamente da segurança”, confirmou.

Analogamente, Zampeiri explicou que o produtor rural “já está em 2021 na sua residência, […] no investimento, em tecnologia, em valor agregado que ele tem para produzir. […] Porém, via de regra, a segurança da propriedade está na década de 80 ou 90. Então a gente fala de equipamentos, fala de pequenas ações”, contou.

Conforme lamentou o delegado, atualmente os produtores não podem mais realizar negócios com a mesma confiança com que faziam há duas ou três décadas. “Hoje, infelizmente, pelo avanço da criminalidade, pelo valor agregado às propriedades rurais, já não se pode ter mais essa relação de confiança tão ampla como era antigamente”, lastimou.

Por fim, Zampieri informou ainda que as dicas de segurança no campo contidas na cartilha não requerem grandes investimentos.

“São algumas pequenas ações, condutas e mudanças de hábitos que muitas vezes não demandam um grande investimento financeiro. Porém elas podem ser muito importantes para evitar que delitos patrimoniais ocorram nas áreas rurais”, sustentou.

+ MS inaugura delegacia especializada em abigeato e crimes rurais

A entrevista completa com o delegado titular da Deleagro de MS está disponível no player a seguir:

Sair da versão mobile