Carne congelada perde a qualidade e o sabor? 

Confira a resposta do doutor em tecnologia de alimentos, Sérgio Pflanzer, professor da Universidade de Campinas 

Comprar carne resfriada e colocá-la para congelar faz ela perder a qualidade e o sabor? A dúvida foi enviada pelo telespectador Rubens de Souza, do município Bela Vista de Goiás (GO). 

A resposta é não, segundo o doutor em tecnologia de alimentos, Sérgio Pflanzer, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo. A explicação foi dada no quadro Giro Responde, desta segunda-feira, 23.

“Diferentemente do que todo mundo pensa, o congelamento é favorável para o amaciamento da carne. Nesse processo são formados cristais de gelo. Existe uma ação física de rompimento da célula e de miofilamentos. Quando esse rompimento acontece a carne fica mais macia”, diz Pflanzer.

O especialista ressalta inclusive que a carne congelada fica mais macia do que a carne fresca. O único problema do congelamento é a perda de suculência, pois o descongelamento libera mais líquido da carne.

Dica ao se descongelar

Quando for optar pelo descongelamento, a forma mais segura é ser feita na própria geladeira, tirando a quantidade desejada do freezer para uma das repartições da geladeira.

“Nunca descongele em cima da pia ou com água corrente. O ideal, do ponto de vista sanitário, é um descongelamento lento. Por isso, é recomendável retirar a carne um dia ou dois dias antes do seu preparo”, diz Pflanzer.

Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualidade de carne, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile