GIRO DO TEMPO

Zona de Convergência Intertropical influencia o tempo após o Natal. Entenda os reflexos

Chuvas significativas e altas temperaturas devem marcar o fim de dezembro, com destaque para os impactos no Norte e Nordeste do Brasil

A Zona de Convergência Intertropical influencia o tempo após o Natal. Entenda os reflexos
A Zona de Convergência Intertropical influencia o tempo após o Natal. Entenda os reflexos

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) será a grande protagonista no clima brasileiro após o Natal.  Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo detalhada.

Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, numa apresentação exclusiva para o quadro “Giro do Tempo” no site do Giro do Boi, a atuação da ZCIT trará chuvas significativas ao Norte e ao Nordeste do país, especialmente na última semana de dezembro.

A previsão é de acumulados superiores a 50 mm, com possibilidade de volumes ainda maiores devido à subestimação nos modelos climáticos.

Tendências regionais para dezembro

Até a semana do Natal, a temperatura deve permanecer elevada no Nordeste, com máximas em torno de 34ºC. No entanto, a partir do dia 25, as condições de tempo começam a mudar com o avanço das chuvas.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a frente fria que já atua nessas regiões manterá o padrão chuvoso. Estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul podem registrar acumulados de até 80 mm em cinco dias, trazendo alívio às pastagens e otimizando a recarga hídrica.

Para o Sul do Brasil, a previsão é de tempo firme até meados da próxima semana, com redução das chuvas em Santa Catarina e Paraná. Já no Norte e no interior do Mato Grosso, o retorno das precipitações continuará favorecendo a recuperação das pastagens e os trabalhos agropecuários.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Atenção ao planejamento no campo

Arthur Müller destaca que os produtores devem aproveitar os períodos de estiagem no Centro-Norte para acelerar os trabalhos no campo, pois a próxima semana promete volumes de chuva significativos.

Entre o Centro-Oeste e o Sudeste, acumulados de até 100 mm em cinco dias reforçam a necessidade de organização para evitar atrasos no manejo e nas colheitas.

Com a atuação da ZCIT no final do mês, os reflexos climáticos serão sentidos em diversas áreas do Brasil, oferecendo condições para o crescimento de pastagens e o reabastecimento de reservatórios, mas também exigindo atenção ao planejamento das atividades agrícolas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile