Um telespectador de Soledade, no Rio Grande do Sul, enviou uma série de dúvidas ao Giro do Boi em mensagem recente. Ele disse que está migrando da plantação de tabaco para a criação de gado e quer saber dicas para integração da forrageira com milho, ponderando que seu terreno é muito pedregoso, quer saber também qual o melhor capim para o plantio na área se que raça deve escolhar para a criação.
“Tenho dez hectares de terra onde planto fumo e vou passar a criar gado. […] Minha ideia seria fazer cerca de quatro piquetes e dividir a terra para mudar o gado com uma lavoura para plantar milho. […] Gostaria de saber qual seria a melhor pastagem para mim, já que a terra é dobrada com pedras soltas“, informou Gilvan Oliveira.
O zootecnista Tiago Felipini, profissional especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural, atendeu o produtor rural.
Felipini recomendou que, ao iniciar a transformação da área, ele faça a máxima remoção possível das pedras em seu terreno. “Ele plantava tabaco e agora vai produzir carne. E a ideia dele é plantar milho depois de dividir essa área em quatro pastos e plantar um capim que tem alta produtividade com as tecnologias. Ele disse também que a sua área tem muita pedra. Você deve tentar tirar o máximo. A primeira dica é tirar o máximo de pedra que você puder, principalmente as pedras grandes. Se você for mecanizar a área, trabalhar com máquinas, você pode acabar tendo essa barreira física”, alertou.
+ Por que meu capim sai com raiz e tudo na hora do pastejo em terreno pedregoso?
+ Que capim plantar para os cavalos na minha fazenda de terreno pedregoso?
Felipini também indicou qual a melhor espécie forrageira para o sistema que o produtor pretende implantar. “Pelo seu clima, a melhor opção é o Tifton, que tolera geada, tolera climas com baixas temperaturas. Agora se você for trabalhar apenas com pasto de inverno, plantando o milho todo ano e depois plantar uma forrageira para ter no inverno, no caso eu recomendo o plantio de aveia ou azevém, que são forrageiras de clima temperado e vão tolerar bem este clima. Elas vão produzir bem, não vai cair muito de produção, como os capins de clima tropical, principalmente os capins do gênero Panicum”, ponderou.
+ Fazenda de GO produz 42 arrobas por hectare ao ano em pastagem de Tifton
O consultor confirmou, entretanto, que o Tifton é a melhor opção caso seu cultivo seja perene, e não somente de inverno. “Se for uma forrageira para ficar contínua na área, aí você escolhe o Tifton. Pode começar a plantar ele a partir do vigésimo dia, quando for fazer a adubação de cobertura (do milho). Você vai colocando as mudas no plantio do milho. Ou então (se a escolha for pela pastagem de inverno) você vai semeando aveia e azevém na cobertura”, especificou.
+ Qual é o melhor capim para engordar gado? Especialista responde dúvidas no Giro do Boi
+ Qual o melhor capim para fazer o pastejo rotacionado?
“Você também perguntou sobre qual raça seria a melhor opção. Pelo seu clima e pela disponibilidade (genética) que você tem na sua região, eu recomendo você a trabalhar com animais Bos taurus, que são as raças europeias. Procure animais da raça Angus, Simental, Brangus e se possível também o Hereford, que vai muito bem aí nessa região. São animais responsivos, ou seja, quanto mais você melhorar a dieta deles, a nutrição, mais eles vão ganhar peso, mais vão responder financeiramente”, concluiu o zootecnista.
+ Tem como fazer o plantio direto do milho sem perder o capim?
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens e/ou integração, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Imagens ilustrativas: Reprodução / Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul e Secretaria de Agricultura/RS