Vou produzir bezerros pesados para vender se eu cruzar novilha Nelore com touro Gir?

Criador do interior mineiro disse que está comprando fêmeas Nelore e quer saber se os bezerros F1 Gir vão perder valor de venda; veja resposta do especialista

O criador Pedro Henrique Silveira, de Cruzília, em Minas Gerais, enviou sua dúvida sobre cruzamento entre zebuínos ao Giro do Boi.

“Estou comprando umas novilhas Nelore e, no pasto, tenho touros Gir. Queria saber se os bezerros que saírem da cruza dos dois vai perder algum valor de venda ou se serão mais leves para corte”, questionou.

A pergunta foi respondida em edição do quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar no programa desta segunda, dia 27, em participação do gerente de fomento da ABCZ, o zootecnista Ricardo Abreu.

“Esse cruzamento não é o mais adequado porque você está cruzando uma raça de corte com uma raça de leite”, sustentou Abreu.

“O ideal, já que você está comprando essas fêmeas Nelore, é que você faça inseminação artificial usando touros PO Nelore melhoradores, dentro daquilo que você está almejando no seu sistema de produção, seja para cria, recria, para ciclo completo, e que você tenha também oportunidade de conhecer essas novilhas, que elas tenham a informação de genealogia ou que elas tenham uma boa procedência e que elas tenham também aspectos de morfologia interessantes, que é carcaça”, sugeriu.

“Ela (a novilha) tem que ter bom arqueamento de primeira costela, que seja profunda, porque tem a ver com precocidade, ter ótimo comprimento corporal, ter bons aprumos, que é característica de funcionalidade, pelagem firme, isto é, características que vão fazer com que elas sejam boas mães também para produzir carne, já que é o seu interesse”, justificou o especialista.

+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento entre zebuínos? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

A resposta completa de Ricardo Abreu ao criador mineiro pode ser vista pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: novilhas Nelore

Sair da versão mobile