O bezerro castrado vai perder valor da arroba? E se eu castrar ao nascimento ele vai se desenvolver igual a um bezerro inteiro? As perguntas vieram da região de Frutal-MG, do criador Donisete Garcia.
Para esclarecer as dúvidas do produtor, a produção do Giro do Boi consultou o médico veterinário Ademir Ribeiro, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO, idealizador do Programa Touro Zero.
Ademir ponderou que se o intuito do criador é vender seus bezerros para invernistas, a castração dos bezerros não é recomendável. “Se você castra o bezerro ao nascimento e vende a desmama, se você trabalha somente com cria e vende a desmama, com certeza você vai ter uma dificuldade maior para vender esse bezerro e eu não te aconselho castrar. Nesse caso, mantenha o bezerro inteiro e venda assim na desmama. Todo pecuarista que está na atividade de recria e engorda quer comprar um bezerro inteiro””, sugeriu.
“Mas eu acredito que o mercado ainda vai mudar e dar preferência ao bezerro castrado”, projetou o consultor.
Ribeiro observou, entretanto, que o produtor tem uma boa oportunidade ao levar esses bezerros castrados ao nascimento até a terminação. “Mas se você engorda esse bezerro e leva ele engordando até as 18 ou 19@, você vai colocar uma carcaça bem acabada, produzir um animal de carne nobre, você vai ter poder de barganha porque o valor dessa arroba sobe. Você não vai estar vendendo um boi inteiro com 18@, um boi de commodity somente com músculo. Você vai ter gordura”, justificou.
+ Programa “Touro Zero” usa castração ao nascimento para produzir carne de qualidade
+ No Norte do País, fazenda usa castração ao nascimento e ganha bônus de R$ 11 por arroba
O veterinário esclareceu na sequência o que ocorre com o desenvolvimento do bezerro castrado na comparação com o inteiro. “Quanto ao desenvolvimento, já é provado que até a puberdade o hormônio que mantém o crescimento é o GH, é a somatotropina, não é testosterona produzida pelo testículo. No gado comercial, isso vai até 18 meses de vida, um ano e meio. Já nos taurinos, de 13 para 15 meses ocorre a puberdade, é quando o hormônio solda as epífises e aí ele vai crescer a carcaça”, explicou
Ademir especificou que mesmo que depois da puberdade os animais inteiros apresentem ganho de peso superior, ainda há vantagens na castração dos bezerros ao nascimento para quem vai terminá-los. “Depois da puberdade, o animal inteiro ganha até 15% a mais de ganho de peso em relação ao castrado. Agora se eu dou trato, dou comida para esse animal castrado, eu vou colocar mais gordura, eu vou dar um acabamento de carcaça perfeito com rendimento e ganho poder de barganha. Também tenho menos bagunça dentro da fazenda, como ele não tem sodomia, pode entreverar, é fantástico. Você ganha dinheiro com ele. O inteiro ganha mais peso, porém dá um trabalho maior de manejo, ele repõe muito músculo e pouca gordura, ele tem dificuldade em colocar o tecido adiposo, então tem pouca gordura. É mais difícil o manejo, inclusive”, sustentou.
“Então pese o que você quer fazer. Qual é o mercado que você tem na mão? Por exemplo, eu prefiro castrar porque só no manejo eu já ganho esses 15% a mais de peso que o inteiro ganharia. E depois tem o poder de barganha que você tem. Está aí o mercado cheio de programas, principalmente o 1953, do Friboi. E se não é cruzamento industrial, se é Nelore, procure a Associação de Criadores de Nelore do Brasil. […] A castração é 100% positiva”, finalizou Ademir Ribeiro.
+ É aconselhável castrar bezerros Angus aos seis meses de idade?
+ Qual a idade ideal para castrar bezerros?
+ Ao nascimento ou sobreano: quais as opções do pecuarista na hora de castrar o boi?
+ Posso castrar bezerros ao nascimento usando o burdizzo?
Qual é a sua dúvida sobre castração em gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do veterinário você confere no vídeo a seguir: