Você sabe os indicadores que constroem o resultado ha/ano da sua fazenda?

Produtividade por hectare ao ano deve levar em conta metas sobre o valor da terra e do rebanho

“Produtividade por hectare ao ano deve levar em conta metas sobre o valor da terra e do rebanho”

Como traçar as metas estratégicas da sua fazenda? Como definir a direção de onde se quer chegar, para depois ajustar como, e, por fim, quando? No segundo episódio, da terceira temporada do quadro “Dicas do Chaker” no Giro do Boi desta quinta-feira, 12, o zootecnista, mestre em produção animal e diretor do Instituto Inttegra, Antonio Chaker, trouxe informações de como identificar o potencial econômico e financeiro de uma fazenda de pecuária de corte.

O especialista explicou que, ao longo dos anos, os profissionais do Instituto Inttegra sempre defenderam que o indicador mais importante era o “reais por hectare ao ano”. Entretanto, com o aprendizado adquirido através dos números do Benchmarking das fazendas (já são oito safras analisadas), eles entenderam que haviam outros dois indicadores complementares que ajudariam o pecuarista a construir melhor seu resultado.

+ Cinco fundamentos para o sucesso de uma fazenda de gado de corte

“Nosso banco estatístico, os mais de 60 consultores e mais de 400 clientes nos ajudaram e nós chegamos, além do resultado em reais por hectare/ano, ao resultado sobre do valor do rebanho. O terceiro índice estratégico é o resultado sobre o que vale a propriedade. Portanto uma meta sobre o que vale a terra, uma meta sobre o valor do rebanho e uma meta sobre o que vale a propriedade”, esclarece.

+ Veja todos os conteúdos do quadro Dicas do Chaker

“Esse números são muito claro pra nós. A meta sobre o que vale a fazenda deve ser de 4%, a meta sobre o rebanho deve ser de 21%, esse dois números vão indicar quantos reais você deve ter de resultado por hectare ao ano”, completa, arrematando que “assim você estará elaborando um excelente projeto para as conquistas dessas metas”.

Veja o segundo episódio da 3ª temporada do quadro “Dicas do Chaker” no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile