Verminoses geram prejuízos de US$ 7 bi ao ano na pecuária brasileira

Saiba como evitar as verminoses, um dos maiores vilões que acometem bovinos e o bolso do pecuarista

Saiba como evitar as verminoses,  um dos maiores vilões que acomete bovinos e o bolso do pecuarista

Mais uma edição do quadro Papo de Curral foi ao ar na manhã desta terça-feira, 19. Desta vez o repórter José Luiz Neto, conversou com o médico veterinário Roulber Silva, que também é gerente técnico da área de grandes animais da Boehringer Saúde Animal. O tema do bate-papo de hoje, é sobre as verminoses bovinas e seus prejuízos, problema que acomete centenas de pecuaristas de corte e de leite que podem chegar a 7 bilhões de dólares ou 21 bilhões de reais.

Entre os prejuízos, o ganho de peso é comprometido por conta dos vermes e endoparasitas. A falta de sintomas aparentes piora e retarda a iniciativa que deve ser o quanto antes. Roulber explica duas formas possíveis para o controle desses parasitas, como clínica ou subclínica. Silva também relata que o ponto de transição das verminoses é considerado ideal para o combate, no fim da seca e início das águas.

Atenção especial também no período de desmama quando o bezerro ficará longe da mãe e no período de recria que enfrenta o desenvolvimento corporal. “Você tendo vermes competindo com os nutrientes você acaba deixando de ter o desempenho que deveria ter em composição de gordura”,  comenta o médico veterinário.

O controle estratégico também deve ser adotado, pois os medicamentos devem ser analisados para que não haja complicações e nem deixem resíduos no alimento final.

Veja todas as dicas no Papo de Curral com Roulber Silva.

Sair da versão mobile