Vendas de sêmen de gado de corte cresceram 28% no 1º semestre de 2019

Somando comercialização também para gado leiteiro, mercado cresceu quase 20%; expectativa para 2º semestre é positiva por conta do início da estação de monta

Nesta terça, 27, o Giro do Boi exibiu entrevista com o presidente da Asbia, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial, Sérgio Saud. O executivo comemorou o resultado de quase 3,8 milhões de doses de sêmen de gado de corte comercializadas entre janeiro e junho de 2019, um crescimento de 27,9% na comparação com o mesmo período de 2018. No total, somando as vendas de sêmen de gado de leite, o mercado evoluiu 19,1%.

Segundo Saud, entre as razões estão a antecipação de compra dos pecuaristas para a estação de monta deste segundo semestre e também um natural crescimento em razão da redução do primeiro semestre de 2018 com a paralisação dos caminhoneiros. O presidente da Asbia afirmou também que segue confiante para que o desempenho seja mantido para o restante do ano.

“A partir do momento que a gente teve esses 19% de crescimento no primeiro semestre, a expectativa é que a gente supere isso no segundo semestre, olhando o mercado como um todo. Só no (gado de) corte foram 28%, uma puxada muito grande, se a gente conseguir fechar o ano nesta toada, é realmente para dar parabéns ao pecuarista que acreditou, investiu em genética e está mostrando que está de olho no resultado”, destacou.

Saud fez ainda um balanço de seu mandato frente à associação, que termina junto com o mês de agosto. “O maior desafio que eu posso dizer para você é a falta de cultura do brasileiro em relação ao associativismo, ou seja, aquele conceito de trabalhar juntos”, revelou.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile