Veja as áreas de aviso para grandes volumes de chuva no fim de semana

Meteorologista antecipou que volumes de chuva podem variar entre 100 e 150 mm na faixa mais central do País; veja previsão ainda para as próximas duas semanas

Conforme relatou o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, há previsão para grandes volumes de chuva no Brasil Central neste fim de semana. O especialista falou sobre o tema na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, dia 28.

Segundo detalhou Schneider, os volumes de chuva vão se concentrar pela faixa mais central do Brasil. “Primeiramente de noite, madrugada de sexta. E durante a sexta-feira, parte do leste do Paraná, São Paulo. As precipitações podem superar os 100, 150 mm no litoral paranaense, litoral sul de São Paulo”, disse em introdução.

ÁREAS DE AVISO

Logo depois, a faixa com os volumes de chuva se espalham. “Um canal de umidade vem da Amazônia com muita água precipitável, muita umidade para converter em chuva. Ela vai ficar estacionária e aí, sim, vamos ter chuva nos próximos dias. Grandes volumes de chuva sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas, sul de Goiás. Essas são as áreas de aviso”, disse em resumo.

De acordo com Schneider, pontualmente outras regiões também deverão receber as precipitações. “No Brasil como um todo, as instabilidades e pancadas de chuva continuam acontecendo. Na Bahia, por exemplo, tem sido frequente mesmo na região do Matopiba. Alguns temporais localizados. Chuvas muito bem vindas em parte do centro-norte do País, pancadas de chuva tradicionais de verão”, acrescentou.

NORTE E NORDESTE

Além disso, o doutor em meteorologia detalhou a previsão para a parte mais norte do Brasil. “No extremo-norte do país, área nas proximidades de Marajó, Belém e cercanias, também do Amazonas, em Manaus. Essas regiões vão ter chuva forte”, complementou.

Posteriormente, o especialista falou também sobre o Nordeste. “No interior do Nordeste continuam também as precipitações. Em outras palavras, bastante instável o tempo em grande parte do Brasil”, comentou.

SUL DO BRASIL

Enquanto isso, no Sul do País, o calorão que perdurou por duas semanas se dissipou por causa de uma frente fria. As altas temperaturas chegaram a bater recorde superior a 42º C em várias cidades do Rio Grande do Sul. “Então, nos próximos dias, principalmente sexta e sábado, tem temperaturas bem mais baixas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, anunciou. Entretanto, Schneider apontou que o tempo segue seco na região.

PRÓXIMAS SEMANAS

Da mesma forma, Schneider trouxe a previsão do tempo para as semanas seguintes. Na semana que vem, final de janeiro e fevereiro, volta a ter condição para volumes de chuva no sul de Minas. “Algumas áreas ao sul das Vertentes, próximas à divisa com o Rio de Janeiro, próximo ao Espírito Santo também tem volume de chuva passando dos 150 mm. Porém, na região como um todo, atravessando SP, sul de Minas, norte do PR, MS, sul de GO e áreas de MT, os volumes de chuva vão exceder os 150 mm”, antecipou.

Por último, o meteorologista projetou o início de fevereiro, que indica chuvas em partes de MG, interior da BA, oeste de GO, TO, parte do MA e oeste do PA. “Lamentavelmente, a área de fronteira no Rio Grande do Sul com instabilidade apenas isolada”, disse em conclusão.

Por fim, assista a previsão do tempo completa e veja mapas das áreas de aviso para os volumes de chuva:

Foto: Reprodução / Defesa Civil-MS

Sair da versão mobile