Vai dar certo fazer consórcio plantando o milho depois do capim?

Telespectador disse que planeja usar herbicida para atrasar o desenvolvimento do braquiarão; veja as considerações do especialista no Giro do Boi Responde

O telespectador Antônio Khouri quer fazer consórcio de milho com braquiarão para produzir silagem com o cereal. Assim, ele perguntou se vai dar certo plantar o capim, esperar a cobertura do solo e depois plantar o milho. Ele pensa em passar algum produto para atrasar a formação do pasto para que o grão se desenvolva melhor e quer saber se seu raciocínio está correto.

O zootecnista Tiago Felipini esclareceu a dúvida sobre consórcio para Antônio. Segundo o consultor a Alcance Planejamento Rural, o correto é usar herbicida Atrazina em subdose. Isso porque o uso da dose completa recomendada pelo fabricante vai eliminar todo o capim.

Nesse sentido, Felipini lembrou ainda que o ideal é plantar o capim 30 a 45 dias depois do milho. Assim, o milho que já germinou e terá cinco a seis folhas fará um efeito guarda-chuva sobre o braquiarão e não haverá competição.

Contudo, se o plantio do capim for feito antes, aí sim é possível usar subdose de Atrazina.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre integração. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre o consórcio entre o cereal e o braquiarão:

Sair da versão mobile