Vaca prenhe pode ser vacinada?

Confira as dicas do médico veterinário Leandro Arantes, coordenador regional da Vetoquinol para os Estados de MG, RJ e ES

Será que uma vaca “cheia” por ser vacinada? A dúvida veio da telespectadora Jane Rocha, do município de Ninheira (MG). Ela quer saber se o animal pode tomar algum tipo de vacina contra o mal da vaca louca.

O esclarecimento foi o destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 4.

As vacas prenhes não só podem, devem, sim, ser vacinadas, segundo o médico veterinário Leandro Arantes, coordenador regional da Vetoquinol para os Estados de MG, RJ e ES.

A imunização das fêmeas em gestação é muito recomendável pois ela vai conferir mais anticorpos ao seu bezerro ou bezerra.

“A única recomendação é fazer um manejo sem estresse para esses animais. Evitar a gritaria, jamais bater e não manejar muitos animais ao mesmo tempo”, diz Arantes.

Mal da vaca louca

Já sobre o mal da vaca louca, não existe vacina contra essa doença. No entanto, se for seguida à risca as recomendações sanitárias, os animais não sofrem por conta dela.

“É proibido fornecer alimentos de origem animal na dieta para os ruminantes”, diz Arantes.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua pergunta sobre dúvidas que você tem na lida na fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile