PRODUÇÃO LEITEIRA

Vaca leiteira: oferta de palha desequilibra a nutrição do animal?

Assista ao vídeo e confira a resposta detalhada do zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição animal e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

Uma boa nutrição da vaca leiteira é o ponto chave para uma produção diária satisfatória de leite. Nesse caso, a oferta de palha pode desequilibrar a nutrição dessa vaca? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista João Batista, do município de Bataguassu (MS). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde, desta quarta-feira, 16.

O produtor escreveu para o Giro do Boi e disse que seu rebanho de vacas produz entre 15 e 20 quilos por dia.

Atualmente ele trata os animais com cana e capim picados. Além disso, oferece uma ração à base de milho com palha e sabugo triturados, soja e núcleo mineral.

No entanto, ele está com dúvidas quanto à palha de milho.

Palha de milho pode ser utilizada na nutrição da vacada

Lavoura de milho. Foto: Divulgação
Lavoura de milho. Foto: Divulgação

Para o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição animal e um dos embaixadores de conteúdos do Giro do Boi, a oferta de palha não é problema algum.

Ela pode até ser um componente importante na nutrição do rebanho leiteiro. O especialista reforça apenas que o pecuarista monitore bem a produção leiteira do gado, para verificar que não há perdas de produção.

Ainda tem dúvidas? Envie sua pergunta

Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais questões que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile