Uma vaca estimulada com ocitocina é boa ou ruim para produção de leite? A dúvida veio do telespectador Mauro Santos, do município de Rochedo (MS).
Ele escreveu ao Giro do Boi e pediu orientações sobre um lote de vacas leiteiras que está prestes a comprar.
O telespectador disse que as vacas estão sendo estimuladas com ocitocina na hora da ordenha e está com dúvidas a respeito desse composto para a produção de leite.
No entanto, de acordo com a médica veterinária Maria Izabel dos Reis, da Vetoquinol Saúde Animal, não há motivo para se preocupar.
Ela esclareceu a dúvida no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 15.
“A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente pelo animal que vai auxiliar na descida do leite. A liberação desse hormônio na corrente sanguínea acontece através do estímulo manual nos tetos ou pela mamada do bezerro”, diz Reis.
Ocitocina: medicamento comum em rebanho leiteiro
O uso de medicamentos à base de ocitocina é muito comum em vacas de alta produção de leite, especialmente em ordenhas mecânicas.
O tratamento com o hormônio injetável não causa nenhum prejuízo para a saúde do animal e nem para a qualidade do leite, segundo a especialista.
A única recomendação da veterinária é sempre usar agulhas e seringas descartáveis.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta.
Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.