NUTRIÇÃO DA VACADA

Vaca bem suplementada gera bezerro que ganha até 200 gramas de GMD a mais no confinamento

Confira as dicas para uma melhor nutrição para vacas prenhes na entrevista com o zootecnista Dermeval Flores, consultor técnico da multinacional Trouw Nutrition

Uma vaca bem nutrida e suplementada adequadamente é capaz de gerar um bezerro que ganha até 200 gramas de ganho médio diário (GMD) a mais no confinamento. Assista ao vídeo abaixo e saiba os detalhes do que não pode faltar na alimentação das fêmeas.

Quem explorou este tema foi o zootecnista Dermeval Flores, consultor técnico da multinacional Trouw Nutrition. Ele foi o entrevistado no Giro do Boi desta terça-feira, 4.

Agora que as vacas estão prenhes que o produtor já passa a pensar na próxima estação de monta.

“Recomendamos observar sempre a condição de escore da vaca e a pastagem. Se tem quantidade e qualidade. Dependendo do resultado podemos dosar a quantidade de suplementação”, diz Flores.

Há estudos que indicam que o desempenho de engorda dos bezerros é influenciado diretamente pelo status nutricional da vaca. O GMD dos bezerros de vacas bem nutridas podem variar de 100 gramas até 200 gramas a mais em sistema de confinamento.

Planejamento da próxima estação de monta da vaca

Como o escore corporal da vaca influencia a próxima estação de monta, os pecuaristas de cria não podem relaxar com a condição de seu rebanho de matrizes.

Muitas vacas já estão prenhes neste exato momento, com o término da estação de monta terminou. Portanto esta é a hora exata para cuidar da alimentação delas durante a gestação para que os frutos apareçam durante o desenvolvimento dos bezerros.

Tecnologias de ponta para a vaca

Vaca com bezerro ao lado em área de pasto. Foto: Reprodução
Vaca com bezerro ao lado em área de pasto. Foto: Reprodução

Atualmente, o pecuarista de cria tem a disposição diversas tecnologias de ponta para turbinar a nutrição das matrizes da fazenda.

Essas tecnologias facilitam o produtor a obter o ‘bezerro do cedo’, que é o animal que nasce primeiro após a estação de monta.

Tecnologias de suplementação vão acelerar esse processo, permitindo que mais ‘bezerros do cedo’ nasçam.

“Quanto melhor for o nível de suplementação, maior vai ser a qualidade do bezerro”, diz Flores.

Escore corporal ideal para a vaca

Vaca da raça Caracu com bezerro ao pé. Divulgação/ABCCaracu

Tecnicamente, a avaliação do escore da vaca é chamada de escore de condição corporal (ECC). Trata-se de um método prático para uma estimativa confiável das reservas de energia corporal em vacas.

Os melhores índices de fertilidade de uma vaca na para a estação de monta estão no ECC.

Segundo o especialista, a régua de escore mais utilizada é a que vai do nível 1 ao nível 5.

“O ideal é buscar uma vaca entre os escores 3 e 4”, diz o zootecnista.

O escore de nível 1 é de uma vaca extremamente magra e o escore 5 é de uma vaca muito gorda. Confira no vídeo acima as recomendações ideais de suplementos e nutrientes que não podem faltar na dieta de uma vaca.

Sair da versão mobile