Seja criador de gado cruzado ou Nelore, o pecuarista do MS tem demonstrado engajamento com a cadeia produtiva. Nesta quarta, 20, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com o gerente regional de originação da Friboi para o Sul do Mato Grosso do Sul, Sérgio Gonçalves, que confirmou o sucesso de protocolos de remuneração diferenciada para carcaças de qualidade praticados nas indústrias da companhia na região.
Responsável pela compra de gado das unidades de Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, todas no Mato Grosso do Sul, Gonçalves destacou que os consumidores da carne bovina produzida na região estão sendo bem atendidos pelos produtores. “Há uma união de forças em prol da genética e da qualidade de carne, que está trazendo bons frutos para os produtores e refletindo também no prato do consumidor”, frisou.
Entre os programas de bonificação propostos pelas unidades da companhia estão o Protocolo 1953, disponível em Nova Andradina-MS, que premia produtores de gado cruzado para mercado de carnes premium, e o PQNN, Programa de Qualidade Nelore Natural, recém lançado após efetivação da parceria entre Friboi e ACNB e disponível em todas as unidades da empresa em todo o Brasil.
“Em Nova Andradina o (Protocolo) 1953 veio somar para a unidade porque, por ser um programa de demanda puxada, os pecuaristas se programam, fazem a sua escala toda através de contratos. Ou seja, a unidade também se organiza para as vendas enquanto os pecuaristas organizam o seu rebanho”, comentou.
Já os abates no protocolo especial fruto da parceria com a ACNB, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, começaram nesta terça, 19, com o pecuarista José Márcio, da Fazenda Itaguassu, em Maracaju-MS, que participou do programa com um lote de bois Nelore castrados abatidos em Naviraí-MS. Os animais pesaram em média 19,6@ e marcaram 85% Verde e 15% Amarelo no Farol da Qualidade. José Márcio é neto de Márcio de Rezende Andrade, da marca Nelore MRA, criatório do Bitelo da SS, um dos reprodutores Nelore mais expoente da pecuária brasileira.
+ Friboi e ACNB anunciam parceria e protocolo exclusivo para pecuaristas associados
Já para esta quinta, 21, está agendado também para Naviraí o abate de um lote de bois Nelore confinados na Fazenda Nossa Senhora das Graças, do pecuarista André Ribeiro Bartocci, localizada em Caarapó-MS.
“Com a engorda destes animais (1953 e PQNN), os pecuaristas e a indústria conseguiram atender a esta fatia tão importante, que representa a carne gourmet dentro do Brasil. O rebanho do Sul do estado é realmente diferenciado porque tem animais castrados, e o animal castrado tem mercado garantido, tem maciez, cobertura de gordura, o pH da carne dele é menor e o produtor acaba conseguindo agregar um pouco mais valor na venda desta modalidade”, resumiu Sérgio Gonçalves.
O gerente afirmou ainda que os abates do PQNN não terão dia específico dentro de cada unidade, e que os compradores de gado ficarão à disposição para esclarecimento a produtores com dúvidas sobre o protocolo de remuneração.
+ Protocolo Nelore Natural: faça o download do PDF com todas as regras
Clique no player abaixo para assistir à entrevista: