Três pontos de atenção para induzir a puberdade em novilhas Nelore

Criador no Norte de Minas quer saber se é uma boa ideia fazer a indução de cio nas fêmeas sem utilizar a inseminação artificial por tempo fixo (IATF)

O criador João Magalhães, que tem propriedade no norte de Minas Gerais, disse que quer saber se é uma boa ideia induzir puberdade em novilhas de Nelore sem IATF.

Para dar satisfação ao produtor, o Giro do Boi acionou o médico veterinário Alexandre Prata, consultor técnico da GlobalGen, que listou três pontos de atenção para que o pecuarista tenha sucesso ao fazer esta opção.

1 – RELAÇÃO TOURO:NOVILHAS

“Para responder a sua pergunta, a gente tem que ter atenção com três pontos principais. O primeiro deles é a proporção de touro:novilha. Normalmente na estação de monta essa relação é de 1:30 ou 1:25, ou seja, um touro para cada 25 a 30 novilhas. Quando a gente realiza indução de ciclicidade ou indução de puberdade, todas essas novilhas vão apresentar cio em um momento muito próximo, então essa relação tem que ser diminuída para um touro para cada 10 ou 15 novilhas”, apontou Prata.

+ Depois de quantos anos eu devo substituir o meu touro Nelore?

2- DESCARTAR O PRIMEIRO CIO

“O segundo ponto é ter cuidado para não utilizar o primeiro cio dessas novilhas para soltar os touros. Por quê? Porque nesse momento essas novilhas não estão totalmente maduras sexualmente, então a fertilidade não será boa”, acrescentou.

3 – CUIDADO COM O FRAME DOS TOUROS

“O terceiro ponto é tomar cuidado com o tamanho dos touros utilizados para que a gente não tenha acidente e machuque as novilhas”, concluiu.

+ Como inseminar todas as minhas novilhas ao mesmo tempo?

Qual é a sua dúvida sobre reprodução bovina? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

A resposta completa do especialista pode ser vista pelo player a seguir:

Sair da versão mobile