O produtor rural precisa dar atenção aos cavalos. Confira as dicas para as rotinas de banho, rodízio e descanso do animal. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes para este manejo.
Assim como você, o cavalo também precisa de um tempo para recompor suas energias para um melhor desempenho na lida e treinamentos. Sabia, por exemplo, que um cavalo chega a perder 15 litros de água através do suor por conta de um dia de trabalho na fazenda, treinamentos ou competições.
No quadro Manejo da Tropa, exibido nesta quinta-feira, 29, o médico veterinário Ricardo Moraes falou da importância de sempre fazer uma programação de descanso para o animal com rotinas de banho, rodízio entre animais para garantir turnos de trabalho e, por, fim definir adequadamente os horários de descanso da tropa.
Manejo racional com a tropa de cavalos
O manejo racional com a tropa além de garantir a saúde do cavalo também é um ponto a favor das boas práticas com o bem-estar animal. O primeiro cuidado começa com um bom banho no cavalo assim que ele termina sua lida no campo.
“Chegou do retiro, já saiba que é de lei dar uma boa ducha no teu animal para retirar o excesso de areia que possa ter nele e o excesso de suor”, explica Moraes.
Os cuidados de limpeza também são necessários para os equipamentos como selas e embocaduras. Isso é importante para não provocar eventuais assaduras e desconfortos no animal.
Trabalho diário e rodízio
A realidade é um pouco severa com a dedicação que é exigida de um cavalo na lida diária cuidando de 160 ou até 400 bovinos. No entanto, para Moraes, a razão ideal é de um cavalo para cada lote de 85 bovinos.
“Além disso, tem o rodízio desses cavalos para que haja um tempo de descanso para cada animal. O ideal é que cada vaqueiro tenha, no mínimo, três cavalos na propriedade”, diz o especialista.
A rotina mais adequada de trabalho de cada cavalo deve ser de um dia de trabalho, seguido de dois dias de descanso. Acompanhe o trabalho e demais dicas de Moraes pelo Instagram @ricardo.moraes.vet.