Um telespectador do Giro do Boi perguntou se é uma boa opção comprar um touro da raça Sindi de cinco anos para iniciar o plantel na fazenda?
Quem enviou a pergunta foi o pecuarista Navarone, do município de Gravatá (PE).
Ele diz que tem sondado preços de animais de genética, e viu que um touro, mais jovem, com dois anos de idade custa o dobro do preço.
O produtor diz que este reprodutor Sindi de cinco anos é um animal Puro de Origem (PO), com registro na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Apesar de a idade de um bovino de genética indicar sua trajetória de produtividade e reprodução, no caso da raça Sindi, com essa idade de 5 anos de idade, o touro ainda está terminando o seu crescimento, segundo o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
“O animal vai ter ainda uma vida útil respeitando todos os aspectos nutricionais, sanitários e de manejo é um animal muito bom equilibrado e por isso não porquê não estar usufruindo da genética dele”, diz o especialista.
Registro de touro atesta qualidade do animal
Outro aspecto importante para o uso desse reprodutor de cinco anos é o próprio registro genealógico pela ABCZ.
Para Abreu, isso quer dizer que o animal passou por todos os crivos de avaliação da entidade e significa que o reprodutor é de qualidade.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Links de referência:
https://www.abcz.org.br/a-abcz/racas-zebuinas