ZEBU SOBRE TAURINO

Touro Sindi com vaca Jersey: o que esperar deste cruzamento?

Confira a resposta do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Já experimentou em fazer um cruzamento de um touro Sindi com vacas Jerzey? O que o pecuarista poderia esperar? Assista ao vídeo abaixo e confira as respostas na detalhadas.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Ricardo Paez, no município de Três Corações (MG). O esclarecimento foi o grande destaque do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 5.

Ele escreveu ao Giro do Boi e disse que está cruzando touro Sindi com vacas Jersey, no entanto, não sabe o que esperar desse cruzamento em relação a produção leiteira e, no caso dos machos para corte.

Quem respondeu foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

A ideia de cruzamento das duas raças pode dar muito certo, segundo Marquez, remete ao programa Pró-Cruza de meados da década de 1970.

“O cruzamento entre touros da raça Sindi e vacas Jersey era um dos cruzamentos que eram bastante recomendados. O cruzamento era chamado de ‘Jerdi’”, diz Marquez.

Para o corte, o que se pode esperar é bovinos mais pesados, quando o produtor optar pela linhagem do Sindo mais indicada para o corte.

No caso do leite, o cruzamento garantirá mais rusticidade do zebu para as novilhas e com uma boa produção leiteira. 

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile