Será que um touro da raça Sindi cobre bem vacas Guzerá a campo na programação de estação de monta da fazenda? Assista ao vídeo abaixo de confira a resposta detalhada.
A dúvida veio do telespectador Waldecir Colombini, do município de Lagoinha (SP). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 8.
Ele escreveu ao Giro do Boi e disse que se o cruzamento entre as raças Sindi e Guzerá dão bons resultados.
O produtor tem dúvida ainda se o reprodutor sindi, por ser de médio porte, não atrapalharia a cobertura a campo.
Quem trouxe os esclarecimentos foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Touro Sindi é boa opção
Para o especialista, o cruzamento do touro Sindi com vacas Guzerá a campo é, sim, possível e pode agregar à produção por ser uma raça de reprodutores muito rústica e adaptada.
No entanto, o ideal é o produtor se cercar de todas as informações do touro, incluindo seu registro na ABCZ e todos os exames que validam sua eficiência para a produção na fazenda, como o exame andrológico positivo.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.