O telespectador Roberto Windson Braga, de Jucás, no Ceará, perguntou qual o melhor reprodutor para cobrir suas vacas Nelore: touro PO ou com CEIP. Segundo Braga, seu objetivo é vender os bezerros.
O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, atendeu o criador de gado em sua dúvida. Antes de mais nada, Abreu opinou sobre a melhor escolha.
“De cara eu te falo: é o touro PO. Por quê? O touro PO é aquele que tem lastro. É aquele que tem formação da sua linhagem paterna e materna até mesmo antes de ele nascer”, analisou.
Logo em seguida, o zootecnista listou as vantagens no uso do touro PO. “Depois que ele nasce até virar touro, ele passa pelo menos por duas avaliações dos técnicos de campo da ABCZ”, revelou.
Então, disse Abreu, “quando você adquire um touro Nelore PO para usar na sua vacada Nelore e que vai vender bezerro, é a segurança de que você vai estar levando um touro que tenha um padrão racial, que tenha um lastro de uma linhagem paterna e materna conhecidos e também ele vai ter avaliação genética dentro do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, que é o PMGZ”, completou.
+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?
RESULTADOS ESPERADOS
Nesse sentido, acrescentou Abreu, a escolha resulta em incremento de produtividade ao pecuarista do Ceará. “Logo de cara você vai perceber nos bezerros que você vende aí na desmama e principalmente nas fêmeas filhas deste touro Nelore PO, porque vão ser fêmeas que vão atender as características de melhor fertilidade, melhor idade ao primeiro parto e mais longevas reprodutivamente”, justificou.
Por fim, o zootecnista ressaltou que além do padrão racial, “esse touro sendo avaliado no PMGZ vai representar o elo da produtividade”, reforçou Abreu.
+ Vai dar certo criar boi Nelore no Semiárido nordestino?
ENVIE SUA PERGUNTA
Qual é a sua dúvida sobre uso das raças zebuínas? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista está disponível no vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / ABCZ