Uma pecuarista do interior de Pernambuco está relatando que um touro Nelore não está conseguindo fazer a cobertura da vacada a campo. Assista ao vídeo abaixo e saiba detalhadamente o que pode estar acontecendo.
A dúvida veio da telespectadora e pecuarista Andreia Alves, do município de Passira (PE). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 18.
Ela escreveu ao Giro do Boi e disse que o touro tem três anos de idade e que chega até fazer o salto, mas não consegue cobrir as fêmeas.
Quem respondeu à produtora foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
O especialista destaca que para um touro Nelore PO de qualidade é necessário que sejam feitas avaliações de um técnico da ABCZ no animal.
Abreu pontuou que o reprodutor não basta ser bonito, é preciso que o animal seja funcional, e para isso, é preciso que esse exame seja feito no animal.
Veja também
- Registro Genealógico de Nascimento ou Definitivo: qual a diferença entre os dois?
- Touro cobre e não emprenha: o problema está no reprodutor ou na matriz?
- “Temos touros muito ruins no País, inclusive em centrais”, alerta pesquisador
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.