Apaixonado pelo pecuária desde criança, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, além de autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z” participou do Giro do Boi desta terça, 18, para mais uma sessão de perguntas e respostas a dúvidas de telespectadores enviadas á produção do programa.
Antes disso, o especialista lembrou o motivo de se dedicar à pecuária. “Quando eu era moleque, minha paixão era pegar uma folha de papel e começar a desenhar fazenda. Eu coletava amostra de solo, eu colecionava terra”, recordou, em meio a um sorriso, o engenheiro agrônomo.
Veja abaixo a sessão completa de perguntas e respostas:
Tenho capim Humidícola em área úmida que no inverno fica seca. Eu vou fazer sobressemeadura nessa área esse ano com irrigação. Qual a melhor opção para minha região: aveia, azevém, trigo ou triticale? Qual o melhor método de semeadura? A lanço mais niveladora ou a plantadeira de grãos? Acompanho sempre o trabalho dele, é uma referência pra mim, produtor rural, na área de agronomia. (Luciano Rodrigues, de Monte Carmelo-MG)
Wagner Pires: A melhor alternativa para você é a aveia preta. Você está numa região que já está um pouco fora da aveia, só que você falou uma coisa aqui: que você vai irrigar. Maravilha! Pode plantar aveia preta irrigada, ela vai dar uma produção muito boa a lanço. Passe uma niveladora, é muito fácil o plantio. A semente de aveia não é cara, é muito palatável, dá dois a três cortes com uma adubaçãozinha e em irrigação. Depois ela morre.
Tenho uma área de morro muito íngreme (veja foto abaixo), que não dá pra passar máquina. A pastagem é formada de grama e queria plantar Brachiaria. Gostaria de dicas de preparo do solo. (Daniel de Vasconcelos, Rio Vermelho-MG)
WP: É possível, desde que você faça bem feito o serviço e não deixe o gado rapar. Porque o segredo do morro é você sempre preservar o capim para evitar erosão. Você vê que é uma área bastante íngreme, bastante acidentada. O que você pode fazer? Faça plantio por etapas no seu morro. De que forma? Primeira coisa é matar a grama. Como é que você mata a grama? Com glifosato. Aplique glifosato a 2% a 2,5% mais ou menos, vai dar um bom resultado, aplique sobre a grama, deixe ela morrer bem morridinha e depois que morreu, se você não consegue entrar com máquina, você vem com enxadão e vai semeando a braquiária. Vai ser um trabalho bem artesanal, mas depois que fechar ali com a braquiária, nunca mais. Aí você vai conservando, vai preservando e, é claro, sempre que possível jogar um fósforo para ajudar no enraizamento da planta. […] A melhor, a mais indicada seria a Decumbens para esse morro aí porque a Decumbens é decumbente, ela fecha, ela grama bem, ela protege bem o solo. É um capim maravilhoso, com muita palatabilidade. Na seca dá uma palhada muito boa, o gado gosta, você protege teu morro e vai ter uma qualidade muito superior à grama.
Qual a melhor maneira de fazer piquetes em áreas montanhosas? (Sérgio Murilo Serpeloni, de Arapongas-PR)
WP: Para eu te responder, você precisava ver. Mas eu vou tentar passar a imagem para você. O que acontece? A primeira coisa que você tem que fazer: procurar levar a água pelo menos na metade do morro para que o seu gado não precise descer lá embaixo para beber água. Então vamos colocar a água lá em cima, vamos bombear a água e distribuir depois em nível para toda a volta do morro. Feito isso, você vai tentar construir pasto de cima e pasto de baixo e divide no meio. Se for um morro grande, se você precisa ter um corredorzinho para chegar lá, procure fazer este corredor bem suave, rodeando o morro, e ele vai subindo o máximo possível em nível para evitar erosão. E aí você vai jogando pasto para o lado de cima, pasto para o lado de baixo. Eu vou fazer um desenho disso e um dia eu vou montar uma apresentaçãozinha e a gente mostra no Giro do Boi.
+ Como fazer divisão de pasto na fazenda?
Com relação a silagem de capim, eu queria saber se é necessário, após o corte, deixar o capim ao sol para perder a umidade, pré-secado. Caso precise, são quantas horas de sol? A silagem aqui é em trincheira. (Gilmar Marques Pereira, produtor de leite em Araruna, noroeste do Paraná)
WP: Não tem problema. Nós temos a silagem de milho, de sorgo, de capim, de cana. Na silagem de capim, corte o capim, principalmente, na hora que ele está bom para o gado. É o momento que ele vai dar bom para ensilar. E você enche a carreta, leve para dentro do silo, passe o compactador, passe o trator em cima, compacte bem. Aí vai acontecer uma coisa interessante. A silagem de capim perde muita água quando você passa o trator e ela desaparece, então você vai ter que botar muitas carretas de capim ali dentro do silo e fazer a compactação. Não precisa fazer pré-secado. E outra coisa que é importante: não esqueça do inoculante. Procure numa loja, numa revenda, numa cooperativa, diga que quer inoculante para silagem de capim. Eles têm um inoculante específico para ela.
+ Hora certa de colher, compactação, inoculante: como fazer silagem de capim?
Tenho uma fazenda em região de Caatinga, muito seca. Qual é o tipo de capim que devo plantar? (Uilson Jesus Silva, de Caetanos-BA)
WP: Nós temos três capins que aguentam mais a seca. Primeiro deles é o Urocloa. Depois o Buffel Grass. Inclusive a Sementes Matsuda recentemente lançou dois materiais híbridos de Buffel, muito bons mesmo. Tem um que eu gostei mais ainda e o interessante que eles trocaram o nome. Deram o nome, para um, de Agreste e, para o outro, de Caatinga. O Agreste aguentou mais a seca do que a Caatinga – e Caatinga é mais seco que Agreste. Então houve uma troca aí, mas os dois materiais são muito bons, eu gostei muito deles. Você pode procurar. Estes materiais são os que mais toleram o estresse de seca. Decumbens também tolera muito. Agora não esqueça de uma coisa: melhor capim para aguentar seca é capim adubado!
Moro no Agreste de Alagoas e aqui passamos por períodos de seca rigorosos. Qual capim mais indicado para fazer pastagem? Mombaça, Massai ou Decumbens? (Bruno, de Quebrangulo-AL)
WP: Para esse caso, eu tenho plantado ali pertinho de Quebrangulo o Massai. Vai muito bem também. A região que ele está é o Agreste. O Agreste é uma zona intermediária lá em Alagoas. Chove mais um pouquinho, então lá a gente pode botar o Massai que vai muito bem. O próprio Mombaça também vai bem.
Sou morador do sudoeste baiano, próximo à divisa com o norte de Minas Gerais. Gostaria de saber qual é a Brachiaria recomendada para essa região, uma vez que a pluviosidade é baixa anualmente. (Rene Ferreira, de Jacaraci-BA)
WP: Eu enquadraria no Buffel Grass e no Urocloa.
Qual o melhor capim que é bom nas águas e tem resistência na seca? (Marcelo Pereira da Silva, de São Francisco de Sales-MG)
WP: Melhor capim para aguentar água e seca é o capim adubado. Por quê? Quando chega na seca, o lençol freático do seu solo baixa, vai lá para baixo, um metro, dois metros, três metros. Você tem que construir raiz para pegar essa umidade e só tem uma forma, meu filho: é você jogar adubo. Põe a mão no bolso e comece a corrigir o teu solo porque o teu solo é teu maior patrimônio. Vamos adubar e vamos corrigir. […] O gesso é muito bom, ele vai descendo a dois metros de profundidade e aí ele carreia a raiz lá para baixo. Não esqueça de jogar calcário também, que é fundamental.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
Estamos querendo fornecer aos nossos bezerros, de 200 a 220 kg, uma silagem do capim Zuri. Mas não sabemos ao certo a quantia por animal. Poderia nos ajudar? (Julciléia Barros, de Ribeirão Cascalheira-MT)
WP: Normalmente a silagem de milho vai ter em torno de 28% de matéria seca. O teu bezerro aí de 220 quilos precisa de 2,5% do peso vivo dele em matéria seca. O que isso vai significar? Se você der para o seu animal, 220 quilos, 20 quilos de silagem, está de bom tamanho. Você está nutrindo ele na quantidade que ele precisa, ok?
Que inoculante tem que ser usado na silagem de milho e capim? (Agnelo de Oliveira Aniceto, Volta Redonda-RJ)
WP: A gente tem várias marcas boas no mercado. […] O que você vai procurar? Um inoculante específico para milho. Milho e sorgo é o mesmo inoculante. Tem um inoculante para capim e um inoculante para milho, está certo?
Qual a origem dessa forrageira que será lançada e que resiste a 300 mm anuais de chuvas (capim Camelo). É algum cruzamento de braquiárias já existentes ou algo novo no Brasil? (Moacir Xavier Dias, de Macajuba-BA).
Gostaria de perguntar ao prof. Wagner Pires se já existe trabalho sobre a resistência do capim Camelo a cigarrinhas e sua tolerância. (Aguinaldo Manhezzo, de Sinop-MT)
WP: Este material já foi até lançado no México, na Costa Rica e outros países já têm ele vindo de lá (América Central). Aqui no Brasil, este material ainda está em fase de registro. Quando ele está nesta fase, a gente não pode comentar muita coisa porque o Ministério não autoriza. Então o que eu posso dizer é que é um híbrido que apresentou um resultado muito bom lá no México em termo de aridez, de tolerância a solos mais secos e, com certeza, este material vai dar um excelente resultado para o pecuarista nas nossas regiões mais sofridas aqui do Brasil. O quanto ele vai aguentar, este trabalho que neste exato momento está sendo feito com muita seriedade pelo Ministério da Agricultura, avaliando junto com a empresa e universidades e tudo, é que vai falar para a gente a tolerância. Se ele é tolerante à cigarrinha, se e quanto ele tolera de seca. Mas pode ter certeza que é um material bom.
Qual a melhor gramínea para se plantar no verão na região do litoral gaúcho? Tenho áreas arenosas e compactadas. (Giovani Mesquita, de Mostardas, litoral do RS)
Em outro vídeo você falou da melhor pastagem no inverno para o Sul. E qual a melhor gramínea para plantar para colocar o gado em cima no inverno e primavera? É a mesma? (Léo Carlos Hensel, de Harmonia-RS)
WP: O grande problema do Sul é o período frio. Período de geada. E o Sul sofre bastante e as nossas gramíneas, que são mais tropicais, vão sentir. Qual gramínea tem dado um bom resultado lá no Rio Grande do Sul? Primeiro, o capim Mulato 2. O Mulato 2 apresentou lá no Sul do Brasil uma tolerância muito boa à geada. Mas você pode plantar Mombaça também, que ele aguenta. Você pode plantar o próprio Braquiarão. Agora ele vai sentir um pouco em termos de frio, nas geadas. Mas também a hora que vem o calor lá, é de arrebentar. Então o que acontece? Se você perdeu a pastagem pela geada, você pode plantar Braquiarão, que vai bem, Mombaça vai muito bem lá na região. Mas não se esqueça: se a fertilidade é baixa, vamos adubar.
Tenho um pasto em que foi feito um aterro com terra de barranco, terra fraca. Gostaria de plantar um capim agora. Qual o mais indicado? (Adelar de Morais, de Jaraguá do Sul-SC)
WP: Dá certo. Você precisa melhorar o nível de matéria orgânica. Tem duas formas que você pode melhorar esta matéria orgânica. Uma delas é você fazer uma leguminosa e incorporar. Você pode plantar plantar um Guandu, um Lablab, Mucuna, alguma coisa assim para incorporar e melhorar a qualidade do seu solo. Outra forma é você adquirir um produto bom, que tem agora no mercado, que é um fertilizante que vem com matéria orgânica. Ele é produzido em Minas Gerais. É muito bom esse material. Se você trabalhar com este fertilizante, você melhorar o nível de matéria orgânica da sua área e vai ter um resultado melhor.
+ 12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens
+ 18 perguntas e respostas sobre silagem de capim, manejo e limpeza de pasto
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.