Teto de vaca Nelore realmente facilita a mamada do bezerro?

Zootecnista da ABCZ listou as características que fazem da fêmea Nelore uma boa mãe; qualidades vão além do teto de vaca do tamanho adequado

Será que a melhor vaca de cria é a Nelore? O telespectador Antônio Alves, de Itaúna-MG enviou a pergunta ao Giro do Boi Responde. Conforme contextualizou, ele lembrou que o úbere das fêmeas da raça é pequeno, com menor inchaço. Assim, o teto de vaca Nelore facilitaria a mamada do bezerro e faria a vaca a melhor opção para a pecuária de cria.

No programa desta segunda, 14, o zootecnista e gerente de fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ, Ricardo Abreu, atendeu o telespectador.

Em primeiro lugar, Abreu celebrou o fato de que os criadores brasileiros estão prestando mais atenção nas suas matrizes. “No Brasil a gente observa que, nos últimos anos, o criador realmente está atentando cada vez mais para suas matrizes. As fêmeas, como a gente sempre diz aqui, são o grande patrimônio dentro do sistema de cria”, justificou.

HABILIDADE MATERNA

Conforme apontou Abreu, as raças zebuínas, principalmente o Nelore, contribuiu para a história da pecuária brasileira justamente pela facilidade de cria. Entre as características está um teto de vaca pequeno. “Um dos grandes propósitos que fez com que ela estivesse presente em todos os estados da federação, em todos os municípios, é, além da teta pequena, a facilidade de parto. O bezerro nasce, como a gente fala no campo, durinho, e com facilidade em mamar e já se virar sozinho”, acrescentou.

Além disso, mais do que o teto de vaca adequado, o zootecnista falou sobre outra qualidade da mãe Nelore. “Não só de dar de mamar o colostro o mais cedo possível, mas principalmente em defender e cuidar do bezerro. Esses aspectos fizeram realmente todas as raças zebuínas estarem em praticamente mais de 90% do maior rebanho comercial bovino do mundo, que é aqui do Brasil”, apontou.

“Então em todas as raças zebuínas que o senhor tiver interesse e for criar, com certeza o vai notar essa facilidade para o bezerro se virar sozinho. E principalmente da matriz zebuína ser uma excepcional mãe para cuidar do bezerro, defendê-lo”, reforçou.

Sobretudo em sistemas extensivos e semiextensivos, as características das vacas Nelore se tornam essenciais para o desenvolvimento do bezerro, lembrou Abreu.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta ao especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Por fim, assista a resposta do especialista sobre o teto de vaca Nelore:

Foto: Clarissa Lima Paes / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile