Conforme revelou em mensagem ao Giro do Boi o criador Antônio Neto, de Fortaleza-CE, ele tem dúvidas sobre como criar gado de cruzamento industrial. Ele contou que tem várias raças em sua propriedade (Angus, Brahman, Guzerá, Nelore e Senepol). Então como fazer o manejo reprodutivo entre elas?
Quem atendeu o pecuarista no programa desta segunda, 31, foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor comercial da Genex e autor do blog Crossbreeding. Em suma o especialista disse o que o criador deve encontrar ao criar gado de cruzamento industrial. “O cruzamento entre raças a gente sempre procura heterose com adaptabilidade, como eu sempre digo aqui. Além do uso de touros provados”, disse em síntese.
CUIDADO COM PROBLEMA DE PARTO
Em seguida, Zadra recomendou as melhores combinações para criar gado de cruzamento industrial, mas tomando cuidado com distocia, ou problemas de parto. “Então eu sugiro que você use basicamente o Nelore, que é o que menos problemas de parto dá. Ele gera menos distocia sobre as suas taurinas. Se for novilha Senepol ou novilha Angus, use Nelore. O ideal seria você inseminar com Nelore parto fácil. Ou fazer um tricross, talvez, com um bimestiço, também com DEP de peso negativo ao nascimento”, orientou.
Além disso, o zootecnista apontou que sobre matrizes Brahman é possível usar qualquer outro zebuíno. Já sobre as fêmeas Nelore, é possível ainda usar Brahman ou Guzerá.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
Logo depois, o especialista reforçou a importância de buscar a heterose ao criar gado de cruzamento industrial. “Sempre tente juntar as raças com choque de sangue. Tem que fazer o cruzamento com choque de sangue, gerando vigor híbrido, ou heterose. Isso é importante para você conseguir resultados consistentes e fazer uma boa fêmea. Depois disso, segure as matrizes que você terá matrizes de altíssima qualidade”, salientou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre combinação para gerar gado de cruzamento industrial: