De acordo com o prognóstico climático do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentado exclusivamente para o site do Giro do Boi no quadro Giro do Tempo desta quinta-feira, 18 de julho, a região Sul do Brasil pode esperar temperaturas típicas de inverno nas próximas semanas. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão detalhada.
Em Campos Novos, Santa Catarina, o clima será predominantemente firme, com chuvas esporádicas no final de julho e início de agosto, que não devem atrapalhar os trabalhos no campo.
As temperaturas máximas oscilarão entre 20 e 23ºC sem causar estresse térmico em animais, especialmente em gados confinados. No entanto, a primeira quinzena de agosto pode trazer mínimas de 5ºC, com riscos baixos de geada.
Condições climáticas no restante do Brasil
O sistema de bloqueio climático prevalecerá em grande parte do país nos próximos dias. Em Alta Floresta, Mato Grosso, as temperaturas máximas atingem 34 a 35ºC de sexta a domingo.
A sexta-feira será ensolarada em muitas regiões do Brasil, com exceção da faixa litorânea do Sudeste, Nordeste e Norte, onde há previsão de chuvas.
Temperaturas em elevação e riscos de incêndio
As temperaturas máximas também se elevarão no Centro-Oeste e Norte do Brasil, atingindo 35ºC em Cuiabá e 36ºC em Rondônia, enquanto no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os termômetros podem marcar entre 35 e 37ºC.
Esta elevação das temperaturas e a baixa ocorrência de chuvas nos próximos cinco dias aumentam significativamente o risco de focos de incêndio, especialmente no Tocantins e no Centro-Oeste, áreas onde as condições estão alaranjadas e vermelhas, sinalizando alerta.
Cuidados no manejo com fogo
Diante deste cenário, Müller recomenda aos produtores que tomem extremo cuidado ao realizar manejos que envolvem o uso do fogo.
A combinação de altas temperaturas e baixa umidade cria um ambiente propício para que incêndios fujam do controle, representando um grande risco para as propriedades e para o meio ambiente.
Desafios climáticos pela frente
Embora as temperaturas de inverno predominem no Sul do Brasil, favorecendo o bem-estar do gado confinamento, outras regiões enfrentam desafios climáticos.
É essencial que os produtores estejam atentos às condições do tempo para evitar prejuízos, especialmente em áreas com risco elevado de incêndios.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.