GIRO DO TEMPO

Tendência é de temperaturas típicas de inverno, mas sem estresse térmico no gado. Saiba mais

Confira o prognóstico climático para os próximos dias para diversas regiões de agropecuária do País

Tendência é de temperaturas típicas de inverno, mas sem estresse térmico no gado. Saiba mais
Tendência é de temperaturas típicas de inverno, mas sem estresse térmico no gado. Saiba mais

De acordo com o prognóstico climático do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentado exclusivamente para o site do Giro do Boi no quadro Giro do Tempo desta quinta-feira, 18 de julho, a região Sul do Brasil pode esperar temperaturas típicas de inverno nas próximas semanas. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão detalhada.

Em Campos Novos, Santa Catarina, o clima será predominantemente firme, com chuvas esporádicas no final de julho e início de agosto, que não devem atrapalhar os trabalhos no campo.

As temperaturas máximas oscilarão entre 20 e 23ºC sem causar estresse térmico em animais, especialmente em gados confinados. No entanto, a primeira quinzena de agosto pode trazer mínimas de 5ºC, com riscos baixos de geada.

Condições climáticas no restante do Brasil

O sistema de bloqueio climático prevalecerá em grande parte do país nos próximos dias. Em Alta Floresta, Mato Grosso, as temperaturas máximas atingem 34 a 35ºC de sexta a domingo.

A sexta-feira será ensolarada em muitas regiões do Brasil, com exceção da faixa litorânea do Sudeste, Nordeste e Norte, onde há previsão de chuvas.

Temperaturas em elevação e riscos de incêndio

As temperaturas máximas também se elevarão no Centro-Oeste e Norte do Brasil, atingindo 35ºC em Cuiabá e 36ºC em Rondônia, enquanto no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os termômetros podem marcar entre 35 e 37ºC.

Esta elevação das temperaturas e a baixa ocorrência de chuvas nos próximos cinco dias aumentam significativamente o risco de focos de incêndio, especialmente no Tocantins e no Centro-Oeste, áreas onde as condições estão alaranjadas e vermelhas, sinalizando alerta.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Cuidados no manejo com fogo

Diante deste cenário, Müller recomenda aos produtores que tomem extremo cuidado ao realizar manejos que envolvem o uso do fogo.

A combinação de altas temperaturas e baixa umidade cria um ambiente propício para que incêndios fujam do controle, representando um grande risco para as propriedades e para o meio ambiente.

Desafios climáticos pela frente

Embora as temperaturas de inverno predominem no Sul do Brasil, favorecendo o bem-estar do gado confinamento, outras regiões enfrentam desafios climáticos.

É essencial que os produtores estejam atentos às condições do tempo para evitar prejuízos, especialmente em áreas com risco elevado de incêndios.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile