Tendência de intensificação do ensino à distância cresce em MG com pandemia

Senar-MG já atendeu 3 milhões de produtores rurais com mais de 300 cursos e temas que vão de sucessão familiar a gestão das fazendas

Senar-MG já atendeu 3 milhões de produtores rurais com mais de 300 cursos e temas que vão de sucessão familiar a gestão das fazendas

Em entrevista ao Giro do Boi desta segunda-feira, 09, o mestre em zootecnia e superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Minas Gerais, Christiano Nascif, falou sobre a abrangência do trabalho de capacitação e treinamento realizado pela instituição no estado. Nascif destacou o atendimento a 853 municípios de todas as regiões, totalizando mais de 3 milhões de produtores rurais assistidos, 300 cursos oferecidos nos últimos 27 anos de criação do Senar/MG.

O superintendente relatou a suspensão das visitas técnicas nos meses de março e abril deste ano nas fazendas, mas observou o crescimento da busca pelo EAD (ensino a distância) no estado. “A gente já tinha um trabalho de ensino a distância, mas com a pandemia, nós aceleramos o processo. Nestes últimos meses, tivemos 458 vídeo aulas, com 15 mil participantes, que somadas a aulas virtuais ao vivo da formação profissional rural, e aulas da promoção social, chegamos em torno de 16 mil participantes”, comenta.

Nascif destacou ainda a importância dos sindicatos de produtores rurais e entidades parceiras no interior, responsáveis pela grande capilaridade e importância do Senar. “Por isso que é importante o envolvimento, o engajamento do produtor rural, se sindicalizar, formalizar a sua produção, e sua contribuição para que o Senar possa reverter esse recurso em capacitação, treinamento de qualidade e ensino a distância”, completou, acrescentando que esses cursos são gratuitos e é o retorno dos impostos recolhidos pelo produtor rural.

Veja a entrevista completa com o superintendente do Senar-MG Christiano Nascif, no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile