Tempo seco e quente volta a ameaçar produtores com condições para queimadas

Coordenador regional do Inmet avisou que nos próximos dias a umidade estará mais confinada ao Norte do País, no Bioma Amazônico; Região Sul deve ter virada do tempo

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, o alerta para queimadas nos campos do Brasil Central volta para os próximos dias por conta de variação na temperatura.

“Nós próximos dias, a umidade vai ficar mais confinada ao Norte do Brasil novamente, há um grande bloqueio atmosférico. Tem tempo quente e seco nos próximos dias, que vai predominar pelo menos até o dia 06 ou 07 de outubro no Brasil Central. Então voltam as condições até perigosas de queimadas nesta parte Central do Brasil”, avisou Schneider.

+ Veja dicas para prevenir incêndio na fazenda e evitar denúncia por crime ambiental

Segundo o meteorologista, as chuvas atingem somente parte do Centro-Oeste, mais na parte do Bioma Amazônico, como norte do MT, sul do PA, com volumes que varia entre 20 a 40 mm. No extremo oeste da Bahia também haverá pancadas de chuvas, que serão bem vindas, ainda que de modo irregular.

No sul do País, uma virada do tempo traz instabilidades, que devem formar novo ciclone extratropical e uma frente fria que traz também chuvas. No sábado, o extremo-sul do RS e fronteira gaúcha, parte do Centro e da Serra poderá ter temporais com rajadas de vento e possível queda de granizo entre sábado e domingo. De domingo para segunda, a frente fria evolui e leva pancadas para Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Respondendo telespectador de Mafra-SC, Schneider disse que na região do planalto e divisa com Paraná haverá condições para chuvas regulares, dentro da média, nos próximos dias, intercalando com um período de calor e depois mais uma onda de frio na semana seguinte.

Já para um telespectador de Brazlândia-DF que perguntou a respeito de chuvas em outubro, Schneider disse que o melhor mês para as chuvas na região será novembro.

+ Por que o inverno foi atípico no Brasil e como fica o tempo na primavera em 2020?

Veja a previsão completa e detalhada no vídeo a seguir:

Foto: Prevfogo/Ibama

Sair da versão mobile