Temperaturas no Sul despencam e devem atingir mínimas de 4º C na sexta

Frente fria carrega também previsão de chuvas a partir da Região Sul; confira ainda respostas a telespectadores de Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Santa Catarina

No Giro do Tempo nesta quarta, dia 30, fruto de parceria do Giro do Boi com a Climatempo, a meteorologista Desirée Brandt antecipou a queda da temperatura e chuvas na Região Sul com a chegada de uma frente fria.

“A temperatura deve despencar nestes próximos dias. A sexta promete ser o dia mais frio com mínimas de 6 ou 4º C entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E também a região da Campanha no Rio Grande do Sul. Já na Argentina, a quinta-feira vai ser um dia congelante, com mínimas em torno ou até abaixo dos 3º C ao amanhecer”, detalhou.

RORAIMA

Além disso, Brand atendeu telespectadores de outros estados brasileiros. Para uma dúvida enviada diretamente de Roraima, Brandt apontou que os próximos dois meses devem ser de chuvas abaixo da média, o que não significa ausência de chuvas. Para abril, são previstos 290 mm, que embora expressivos, não alcançam a média histórica para o período. Em maio, o estado deve ter 140 mm de precipitações bem distribuídas, mas também aquém da média.

MARANHÃO

Nas próximas semanas, o estado do Maranhão observa queda graduada das chuvas. Ainda assim, serão 200 mm acumulados em abril, mas concentrados no início do mês. Em seguida, a segunda quinzena deve ter chuvas mais isoladas.

MATO GROSSO

Na região de Rondonópolis, de onde veio uma das perguntas, a chuva dá uma trégua de dez dias no início de abril. Assim, há perspectivas para algumas pancadas leves de chuva no início do próximo mês, depois somente para meados de abril com 100 mm como volume esperado.

SANTA CATARINA

Tirando a dúvida de um telespectador de Campo Belo do Sul-SC, a Brandt disse que é esperada uma queda acentuada na temperatura nos próximos dias, incluindo previsão de geadas no começo da sexta. Ao longo de abril há previsão de 100 mm de chuvas, com os volumes concentrados mais na primeira metade do mês.

TEMPO PELO BRASIL

Enquanto a Região Sul tem previsão de chuvas e queda da temperatura por uma frente fria, outras partes do País devem começar a passar pelo período seco do ano. É o caso do norte de Minas Gerais, parte da Bahia e Goiás.

As chuvas entre 30/03 e 03/04 ficam concentradas também ao norte, em uma faixa do Piauí ao Amazonas. Os volumes devem ultrapassar 130 mm. No Sul, as chuvas previstas vem ficar por volta dos 70 mm no oeste do RS, juntamente com a frente fria.

Na próxima semana estão previstas chuvas concentradas no norte, ao sul e sequência do tempo seco em MG, BA e GO. Depois disso, entre 09 e 13/04, a umidade se espalha um pouco mais por Centro-Oeste e Sudeste.

Assista a previsão completa pelo Giro do Tempo no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile