Tem problema o bebedouro do gado ficar muito tempo com água parada?

Pecuarista do PR dividiu piquetes para fazer pastejo rotacionado e quer saber se precisa continuar lavando o bebedouro durante período de descanso da pastagem

Conforme a técnica do pastejo rotacionado vai sendo adotada pelas propriedades Brasil afora, as dúvidas sobre o manejo do sistema produtivo vão surgindo. No Giro do Boi Responde desta quarta, dia 28, o destaque foi para a pergunta do pecuarista Cláudio Marcelino, que tem propriedade no município de Marquinho, no Paraná.

“Estou começando a instalar em minha propriedade os bebedouros de pneu. A minha área é dividida em piquetes e tem parcelas que ficam 20 dias sem gado. Tem problema um bebedouro de pneu ficar tanto tempo com a água parada?”, disse em mensagem endereçada ao Giro do Boi.

+ Como fazer divisão de pasto na fazenda?

O que é melhor para a fazenda: pastejo contínuo, alternado ou rotacionado?

“A água parada no (pastejo) rotacionado é normal e até a gente indica que se preserve e deixe sempre com água os bebedouros, principalmente esses de pneu para que não resseque o fundo de concreto e não tenha o perigo de rachar e apresentar vazamentos. Deixe essa água lá”, aconselhou o médico veterinário especialista em água para bovinos Fernando Loureiro.

+ Veja como é instalado o bebedouro de água feito com pneus gigantes

“Realmente a água parada […] vai ficar suja com o tempo, é normal, vai haver crescimento de lodo, crescimento de algas, mas a nossa recomendação é que entre na rotina da fazenda promover a limpeza um dia antes de soltar os animais na parcela novamente”, recomendou.

Produtor deve limpar bebedouro pouco antes de voltar com o gado no piquete que estava descansando.

Loureiro confirmou que não há necessidade de fazer a limpeza frequente do bebedouro durante o tempo em que o piquete permanece vedado. “Não precisa limpar o bebedouro todo dia, nem dia sim, dia não, mas somente no dia antes de o gado adentrar naquela parcela novamente. Mas claro que se os animais forem permanecer no módulo daquele bebedouro ou se, por exemplo, o mesmo bebedouro atende quatro parcelas ou mais do rotacionado, pode ser necessário que se limpe mais vezes nesse período. Isso serve para os bebedouros de pneu, para os bebedouros de concreto, de alvenaria, de chapa metálica ou plástico, que seja, todos os tipos de bebedouros, pois em todos eles ocorrerá o crescimento de lodo, de limo, deposição de matéria orgânica”, acrescentou.

Conheça o “bebedouro ecológico” que está ganhando fama no Brasil

Conforme informou Loureiro, o desafio da limpeza dos bebedouros vai variar conforme fatores como a fonte de captação da água, a composição do líquido, calor e incidência de luz solar. “A gente recomenda que faça essa limpeza um dia antes de soltar os animais na parcela. Se os animais forem ficar 15 dias, 20 dias ou um mês sem acessar aquela área, é óbvio que não vai precisar limpar. Não tem problema, deixe essa água lá. O interessante é trocar a água e lavar o bebedouro antes de soltar os animais ou, pelo menos, no momento da soltura. Conforme o manejo da sua fazenda, na hora que está atravessando os animais para a nova parcela, já vá lá, acerte os cochos de suplemento, limpe o bebedouro e deixe pronto para os dias de ocupação”, finalizou o veterinário.

Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado

Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

A resposta completa do especialista segue disponível no player a seguir:

 

 

Sair da versão mobile