Foram 23 dias de queimadas intensas que se alastraram por 173,5 mil hectares no Pantanal, uma consequência do longo período de estiagem, mas bastaram duas boas chuvas para a vida retomar seu curso em meio ao bioma. Nesta segunda, 11, o Giro do Boi exibiu vídeo registrado pelo telespectador Joelso Costa do Santos, gerente da Fazenda Seriema, em Miranda, Mato Grosso do Sul, que flagrou a fauna em festa.
“Depois de vários dias, o Pantanal estava adormecido. Mas basta vir uma chuva que o Pantanal já despertou de novo. Por isso que eu amo esse meu Pantanal. Cinco a dez dias atrás, silêncio! Duas chuvas boas…”, exaltou.
“Vamos fazer aqui o que gostamos de fazer, produzir carne para o mundo, e carne de primeira! E com isso, vamos girar o boi, meu amigo, vamos para a lida!”, animou-se Joelso.
Segundo a agência de notícias do governo do MS, os incêndios no Pantanal foram controlados e a força tarefa, composta por cerca de 300 pessoas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários voluntários das fazendas, já foi desmobilizada.
Escute o “som da renovação” do Pantanal pelo vídeo abaixo: