Duas tecnologias de ponta estão ajudando a aliviar o estresse térmico da produção de bovinos de corte e leite pelo País. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são essas inovações.
O assunto foi destaque no programa Giro do Boi desta terça-feira, 6. Quem detalhou as tecnologias foi a médica veterinária Brenda Barcelos, coordenadora de território da unidade de negócios de ruminantes da MSD Saúde Animal.
As ferramentas são dispositivos como brincos e colares de monitoramento em tempo real de bovinos de corte e de leite.
A especialista falou sobre o desenvolvimento das tecnologias feito em Israel e que já estão presentes em mais de 60 países.
Tecnologias já estão trazendo resultado no Brasil
A tecnologia de dispositivos de monitoramento do rebanho já está disponível no mercado brasileiro e está trazendo resultados.
O Giro do Boi apresentou inclusive a história de sucesso da fazenda São Sebastião, que fica no município de Lagoa Formosa (MG).
O uso de colares no rebanho de vacas fez com que a propriedade melhorasse a sua taxa de serviço, de concepção e de prenhez.
Monitoramento da temperatura dos animais
Uma vez que o dispositivo está no animal ele passa a coletar os dados e transmite alertas e relatórios que ficam disponíveis digitalmente para a equipe da fazenda acessar.
Entre esses alertas estão os relatórios e alertas de desconforto, e que podem ser causados pelo estresse térmico.
Com essas informações em mão e dadas em tempo real, o pecuarista pode reverter esse caso e fazer com que a vaca volte ao estado de produção adequado.
Confira a entrevista na íntegra para saber os detalhes de como funcionam as ferramentas.