ESTRESSE TÉRMICO

Tecnologias de ponta aliviam a produção de bovinos de corte e leite

Confira quais as melhores inovações e ferramentas que minimizam o impacto do estresse térmico de rebanhos no País. Assista ao vídeo

Duas tecnologias de ponta estão ajudando a aliviar o estresse térmico da produção de bovinos de corte e leite pelo País. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são essas inovações.

O assunto foi destaque no programa Giro do Boi desta terça-feira, 6. Quem detalhou as tecnologias foi a médica veterinária Brenda Barcelos, coordenadora de território da unidade de negócios de ruminantes da MSD Saúde Animal.

As ferramentas são dispositivos como brincos e colares de monitoramento em tempo real de bovinos de corte e de leite.

A especialista falou sobre o desenvolvimento das tecnologias feito em Israel e que já estão presentes em mais de 60 países.

Tecnologias já estão trazendo resultado no Brasil

Vacas leiteiras com colares na fazenda São Sebastião, no município de Lagoa Formosa (MG). Foto: Reprodução
Vacas leiteiras com colares na fazenda São Sebastião, no município de Lagoa Formosa (MG). Foto: Reprodução

A tecnologia de dispositivos de monitoramento do rebanho já está disponível no mercado brasileiro e está trazendo resultados.

O Giro do Boi apresentou inclusive a história de sucesso da fazenda São Sebastião, que fica no município de Lagoa Formosa (MG).

O uso de colares no rebanho de vacas fez com que a propriedade melhorasse a sua taxa de serviço, de concepção e de prenhez.

Monitoramento da temperatura dos animais

Dispositivo monitora o comportamento do bovino em tempor real. Foto: Divulgação

Uma vez que o dispositivo está no animal ele passa a coletar os dados e transmite alertas e relatórios que ficam disponíveis digitalmente para a equipe da fazenda acessar.

Entre esses alertas estão os relatórios e alertas de desconforto, e que podem ser causados pelo estresse térmico.

Com essas informações em mão e dadas em tempo real, o pecuarista pode reverter esse caso e fazer com que a vaca volte ao estado de produção adequado.

Confira a entrevista na íntegra para saber os detalhes de como funcionam as ferramentas.

Sair da versão mobile