SUCESSO DE PRIMEIRA!

Ultratecnologia faz novilhas Angus desmamadas aos 60 dias chegar a quase 15@ na Bahia

A produção de bovinos veio do pecuarista Victor Oscar da Fonseca, da Fazenda Harmonia, localizada em Correntina (BA)

Ultratecnologia faz novilhas Angus desmamadas aos 60 dias chegar a quase 15@ na Bahia
Ultratecnologia faz novilhas Angus desmamadas aos 60 dias chegar a quase 15@ na Bahia

No Giro pelo Brasil de hoje, trouxemos uma verdadeira revolução na produção de novilhas Angus da Fazenda Harmonia, localizada em Correntina (BA). Eles tiveram uma desmama acelerada para entrar em terminação do cocho. Assista ao vídeo abaixo para conferir esta história na íntegra.

O feito foi do pecuarista Victor Oscar da Fonseca. Ele fez um bate experimental de 133 novilhas Angus surpreendeu a todos ao alcançar uma média de peso por carcaça de incríveis 14,7@.

O que tornou esse feito ainda mais impressionante é o método ultratecnológico aplicado, com as novilhas sendo desmamadas aos 60 dias e destinadas a um regime de confinamento.

Quem apresentou os detalhes dessa história foi o originador Higor de Oliveira da unidade da Friboi de Itapetinga (BA), é apenas o início de uma parceria promissora.

O objetivo é levar esses animais até 16@, mantendo o mesmo padrão de qualidade. Além disso, o pecuarista planeja estender esse tipo de abate para bois castrados, atendendo aos rigorosos critérios do Protocolo 1953.

O que é o Protocolo 1953?

O Protocolo 1953, que garante um dos maiores bônus aos pecuaristas do País.

Lançado em 2018, o Protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças taurinas).

Cruzamento industrial de valor agregado ao pecuarista

O programa abriu uma porta para valorizar não só animais cruzados com Angus, mas de demais raças com sangue taurino como Hereford, Charolês, Blonde D’Aquitaine e demais animais de raças sintéticas como o Canchim.

No entanto, para trilhar o caminho da produção de um bovino que gera uma carne de qualidade não depende somente da genética.

A alimentação do gado foi um ponto fundamental, pois o animal precisa ter um acabamento de gordura adequado.

Bovinos machos, só castrado mesmo

Além disso, os machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos para serem classificados no programa.

As novilhas precisam ter até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais. Confira a entrevista na íntegra para saber os detalhes desse programa que está elevando os ganhos da arroba do boi pelo País.

Sair da versão mobile