EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL

Sistema PPS: entenda por que esta nova tecnologia melhora o desempenho da cria

Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril otimiza manejo sustentável e produtividade na pecuária de cria

Sistema PPS: entenda por que esta nova tecnologia melhora o desempenho da cria
Sistema PPS: entenda por que esta nova tecnologia melhora o desempenho da cria

Pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, Mato Grosso, desenvolveram o Sistema PPS (Precocidade, Produtividade e Sustentabilidade) para otimizar o manejo de rebanhos Nelore. A tecnologia, baseada em mais de dez anos de estudos com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), melhora a produção pecuária sustentável, integrando benefícios como maior ganho de peso, precocidade sexual e melhor resposta imunológica dos animais. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

O Sistema PPS combina diferentes sistemas produtivos, aproveitando ao máximo os benefícios da integração lavoura-pecuária (ILP) e dos sistemas silvipastoris.

“Animais que pastejam na ILP apresentam maior ganho de peso e, em sistemas com árvores, têm melhor produção hormonal e de anticorpos.”

Luciano Lopes

Além de promover a precocidade sexual e a saúde animal, o Sistema PPS contribui para uma produção pecuária mais sustentável, com baixa emissão de carbono ou neutralização das emissões.

Estratégia de rotação e manejo sustentável

O Sistema PPS recomenda a rotação de rebanhos em diferentes sistemas produtivos ao longo do ano, atendendo às necessidades específicas de cada categoria animal.

Durante a estação de monta, as vacas são direcionadas para áreas com integração pecuária-floresta (IPF) para reduzir o estresse calórico e melhorar o balanço hormonal.

Na fase de ganho de peso, as matrizes são movidas para a ILP, enquanto os partos ocorrem novamente em áreas sombreadas para reforçar o sistema imunológico dos bezerros.

Essa estratégia detalhada de manejo, dividida por categoria animal, está documentada na série “Sistemas de Produção” da Embrapa Agrossilvipastoril, disponível para download gratuito. A publicação também inclui orientações sobre controle parasitário e infraestrutura necessária.

Resultados comprovados e melhores práticas

Os resultados das pesquisas realizadas com rebanhos Nelore mostraram benefícios significativos não apenas no desempenho e precocidade dos animais, mas também em termos de sustentabilidade e eficiência do sistema produtivo.

“Os microclimas proporcionados pela IPF e os benefícios da ILP para o solo são explorados ao máximo no Sistema PPS, trazendo diversos benefícios para fazendas de cria, recria e terminação de novilhas a pasto.”

Luciano Lopes

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Parcerias e validação científica

O desenvolvimento do Sistema PPS contou com parcerias importantes com a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), além de colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Esses esforços conjuntos validaram as recomendações de manejo em condições climáticas específicas de Mato Grosso, utilizando rebanhos Nelore.

A Embrapa Agrossilvipastoril continua trabalhando para adaptar o Sistema PPS a outras realidades e raças, e está desenvolvendo versões focadas no ganho de peso de machos.

Sistema PPS

O Sistema PPS representa um avanço significativo na pecuária de cria, combinando ganhos de produtividade, precocidade e sustentabilidade. Com práticas baseadas em evidências científicas e manejo eficiente, essa tecnologia eleva a qualidade e a competitividade da produção pecuária, beneficiando tanto os produtores quanto o meio ambiente.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile