SANIDADE ANIMAL

Samambaia pode matar o bezerro! Entenda os sinais de intoxicação e como prevenir

Planta tóxica presente nos pastos pode causar hemorragias graves, morte súbita e comprometer a saúde do rebanho. Saiba como prevenir

Samambaia pode matar o bezerro! Entenda os sinais de intoxicação e como prevenir
Samambaia pode matar o bezerro! Entenda os sinais de intoxicação e como prevenir

A samambaia pode representar um grave perigo para o rebanho bovino. A pecuarista Jaquelina de Fátima Borges, de Lebon Régis, em Santa Catarina, relatou ao quadro “Giro do Boi Responde”, desta terça-feira, 17 de dezembro, que encontrou um bezerro com diarreia intensa e sangramento nasal. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações.

A propriedade possui grande presença de samambaia no pasto, o que levantou a suspeita de intoxicação. Assista ao vídeo abaixo e saiba como identificar e prevenir esse problema.

Intoxicação por samambaia: riscos e sintomas

Segundo o médico-veterinário Guilherme Vieira, consultor do programa, a samambaia é uma das plantas mais perigosas nos pastos brasileiros.

Toda a planta é tóxica – folhas, brotos e raízes – especialmente em áreas com solo ácido, pastagens degradadas e durante a seca ou início da primavera.

Quando ingerida por animais famintos, libera substâncias nocivas no organismo, acumulando-se no fígado e causando danos severos, como hemorragias, anorexia, e até morte súbita.  

Os principais sintomas incluem diarreia com sangue, dificuldade de coagulação (devido à baixa produção de plaquetas), e sinais de intoxicação progressiva, como apatia e hemorragias.  

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Prevenção: a melhor solução para salvar a bezerrada

Área de pasto na qual foi feita a limpeza de plantas de samambaia. Foto: Acervo de Guilherme Vieira

Vieira destaca que não há um tratamento eficaz para intoxicação por samambaia avançada. Quando os sintomas são detectados a tempo, pode-se recorrer a soroterapia e medicamentos anti-hemorrágicos.

No entanto, a verdadeira solução está na prevenção:

  • Remova os animais do pasto contaminado. Transferir o rebanho para áreas livres de samambaia é essencial.
  • Recupere as pastagens. A correção do solo com calcário e adubação impede o crescimento da planta, enquanto a aração elimina as raízes profundas da samambaia.
  • Evite queimadas e roçagem superficiais. Essas práticas incentivam o rebrote vigoroso da planta, atraindo ainda mais os animais.

O impacto na produção

Lote de bezerros em área de curral. Foto: Reprodução

A intoxicação por samambaia não só compromete a saúde do rebanho, como também pode afetar a comercialização. Animais contaminados frequentemente apresentam lesões internas e carcinomas que podem levar à rejeição das carcaças pelos frigoríficos.  

A dica final do especialista é: invista na qualidade do solo e na recuperação das pastagens. Pastos vigorosos são a melhor barreira contra ervas daninhas e intoxicações.  

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile