ESTAÇÃO DE MONTA

Novilha Nelore: qual a idade média para a fêmea entrar na época de reprodução?

Especialista explica a importância da precocidade reprodutiva para o aumento da produtividade na pecuária de corte. Assista ao vídeo

Novilha Nelore: qual a idade média para a fêmea entrar na época de reprodução?
Novilha Nelore: qual a idade média para a fêmea entrar na época de reprodução?

A idade ideal para a novilha Nelore entrar na reprodução é um dos principais fatores que impactam a produtividade da pecuária de corte. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes sobre as fêmeas da raça.

A pecuarista Ângela Krzysczak, de Bela Vista da Caroba (PR), enviou essa dúvida ao quadro Giro do Boi Responde, e o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, esclareceu o assunto diretamente da Expoinel Minas Gerais, em Uberaba (MG).

Quando a novilha Nelore pode entrar em reprodução?

Lote de novilhas para desafio de precocidade. Foto: Divulgação

O Brasil detém o maior rebanho comercial de fêmeas bovinas do mundo, com mais de 61 milhões de matrizes aptas à reprodução.

Para maximizar a eficiência do sistema de cria, é essencial que as novilhas Nelore entrem na estação de monta o mais cedo possível, garantindo uma taxa de desfrute elevada e maior retorno econômico ao pecuarista.

De acordo com Ricardo Abreu, o desafio da novilha deve ocorrer antes dos 30 meses, sendo essa a idade ideal para garantir um ciclo pecuário mais curto e produtivo. No entanto, novilhas que parem até 36 meses ainda se enquadram em um padrão interessante dentro da pecuária de corte.

Fatores que influenciam a precocidade reprodutiva

Novilhas Nelore com cria ao pé. Foto: Divulgação

Para que as novilhas alcancem a maturidade sexual mais cedo e emprenem no primeiro cio, é essencial investir em genética de qualidade, manejo nutricional adequado, sanidade rigorosa, gestão eficiente do rebanho e uma estação de monta bem planejada.

  • Genética: Deve priorizar linhagens precoces e com alto desempenho reprodutivo.
  • Nutrição: Deve garantir um bom escore corporal desde o nascimento até a fase de acasalamento.
  • Sanidade: Exige vacinação, controle parasitário e monitoramento contínuo da saúde do rebanho.
  • Gestão eficiente: Permite identificar as fêmeas mais produtivas para aprimorar a taxa de prenhez.
  • Estação de monta bem planejada: Facilita a inseminação artificial e a identificação precoce das fêmeas com melhor desempenho.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Benefícios da prenhez precoce na pecuária de corte

Habilidade Materna é um dos pontos chave para produção de bezerros saudáveis.

O especialista reforça que, quanto antes a novilha Nelore emprenhar e parir um bezerro saudável, maior será o retorno financeiro do pecuarista.

Isso porque fêmeas precoces desmamam bezerros mais pesados, entram novamente no cio mais rápido e contribuem para um sistema produtivo mais eficiente.

Além disso, ao selecionar e desafiar as melhores novilhas, o criador contribui para a evolução genética do rebanho, elevando os índices de produtividade da pecuária de corte brasileira.

Conclusão

Para alcançar o máximo desempenho e lucratividade, as novilhas Nelore devem ser desafiadas a emprenhar antes dos 30 meses e produzir bezerros acima da média de peso ao desmame.

Com genética, nutrição e manejo corretos, o criador pode encurtar o ciclo da pecuária e garantir maior eficiência no sistema de produção.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile