Mato Grosso do Sul lidera crescimento de florestas plantadas no Brasil

Estado registra aumento de 15%, alcançando 1,5 milhão de hectares destinados principalmente ao eucalipto

Mato Grosso do Sul lidera crescimento de florestas plantadas no Brasil
Mato Grosso do Sul lidera crescimento de florestas plantadas no Brasil

Mato Grosso do Sul está à frente no crescimento de áreas de florestas plantadas no Brasil, com um aumento significativo de 15% nos primeiros oito meses do ano. Atualmente, o estado possui a segunda maior extensão de florestas plantadas do país, totalizando 1,5 milhão de hectares, dos quais 98% são destinados ao cultivo de eucalipto.

Esse crescimento é liderado pelo município de Ribas do Rio Pardo, que se destaca como o maior do Brasil, com mais de 420 mil hectares de florestas plantadas.

Integração sustentável com a pecuária

Esses desenvolvimentos são cruciais para a pecuária local. Apesar de uma redução de 17% no rebanho de gado de corte ao longo de 22 anos, a produção de carne no estado cresceu 9%, graças aos sistemas integrados.

A Embrapa Gado de Corte evidenciou que a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) desempenha um papel vital, melhorando a eficiência produtiva sem aumentar a área de pastagens.

Sistemas integrados em produção agropecuária

Bovinos em área de ILPF. Foto: Embrapa

Além disso, Mato Grosso do Sul lidera em área destinada aos sistemas integrados em produção agropecuária, com mais de 3,1 milhões de hectares incorporando práticas de integração lavoura-pecuária-floresta.

Este modelo contribui para a sustentabilidade ambiental e econômica, favorecendo tanto o agronegócio quanto a conservação de recursos naturais.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Futuro sustentável e produtivo

Essa abordagem não só fortalece a economia local como também posiciona Mato Grosso do Sul como um exemplo de práticas sustentáveis no Brasil.

O aumento nas áreas de florestas plantadas combinado com sistemas integrados demonstram que é possível expandir a produção agrícola e pecuária de forma sustentável, atendendo às demandas do mercado e ao mesmo tempo protegendo o meio ambiente.

Essas práticas inovadoras apresentam um cenário de oportunidades para investidores e partes interessadas, que podem se beneficiar do crescimento sustentável e lucrativo no estado.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile