PECUÁRIA LEITEIRA

Excesso de acidez no leite da vacada? Saiba o que pode ser e como tratar

Guilherme Marquez, zootecnista e especialista em gado de leite, explica as causas da acidez no leite e orienta sobre o que fazer para evitar o problema

Excesso de acidez no leite da vacada? Saiba o que pode ser e como tratar
Excesso de acidez no leite da vacada? Saiba o que pode ser e como tratar

O pecuarista Angelo Silva trouxe ao quadro “Giro do Boi Responde”, do programa desta sexta-feira, 31 de outubro, uma dúvida importante: o que fazer quando o leite da vaca apresenta acidez elevada? Assista ao vídeo abaixo e confira o esclarecimento na íntegra.

Guilherme Marquez, referência em genética de gado leiteiro e embaixador de conteúdo do Giro do Boi, explicou que o pH mais baixo do leite está diretamente ligado à saúde do animal, e que algumas condições de manejo podem afetar essa acidez.

Mastite: causa comum e tratamento eficaz  

Limpeza de teto da vaca na ordenha. Foto: Wenderson Araujo/CNA

Segundo Marquez, uma das causas mais frequentes de acidez no leite é a mastite, uma inflamação da glândula mamária.

“Quando há uma infecção bacteriana, a vaca aumenta a produção de células somáticas para combater o problema, o que altera o pH e torna o leite mais ácido”, afirma.

Nesse caso, a solução envolve o tratamento adequado com antibióticos, até que a infecção seja controlada e o pH do leite normalize.

Outros fatores que alteram o pH do leite  

Além da mastite, outras causas podem fazer o pH do leite despencar. O especialista explica que ração de baixa qualidade pode impactar o metabolismo da vaca, alterando o pH do leite.

“Uma ração pobre compromete o funcionamento do rúmen, gerando acidez no leite”, alerta.

Problemas no tanque de resfriamento também afetam a qualidade, pois temperaturas inadequadas favorecem a proliferação de bactérias. E até o estresse pode alterar o equilíbrio do organismo da vaca, afetando o leite.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Dicas práticas e testes essenciais  

Marquez recomenda um teste simples para identificar a mastite: o “copinho fundo preto”. Esse teste ajuda a detectar a presença de grumos no primeiro esguicho do leite, indicando a necessidade de tratamento imediato.

Com essas medidas, o pecuarista pode atuar rapidamente para evitar que o leite ácido comprometa a qualidade e o lucro da produção.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile